Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Como a Arena MRV passou por ‘transformação’ em meio a shows e jogos do Atlético

Estádio voltou a receber grandes eventos e tem calendário cheio no segundo semestre

Arena MRV, estádio do Atlético, durante show de Jorge & Mateus

Em menos de uma semana, a Arena MRV foi palco de um dos maiores clássicos do futebol nacional, um dos shows sertanejos mais aguardados do ano e ainda recebeu uma partida do futebol feminino. Toda essa transformação estrutural e logística faz com que o estádio consiga se adaptar rapidamente para receber diferentes tipos de público, sempre com prioridade ao futebol.

Veja o calendário de eventos na Arena MRV nos últimos seis dias:

Para viabilizar tantos eventos em um tempo curto, a produção do show precisou iniciar assim que terminou a mobilização para o jogo entre Atlético e Flamengo. À meia noite, iniciou-se a implementação da manta Bidim para proteger a grama de possíveis quedas de líquido.

Depois, foi instalada uma lona plástica preta e, por fim, o Easyfloor, que aguenta o peso das pessoas e do palco sem danificar o gramado.

A correria para o show de Jorge & Mateus, realizado no dia 9 de agosto, foi intensa. Apenas 48 horas para montar toda a estrutura e mais 24 horas para desmontar antes do jogo do Atlético Feminino contra o Santos, no dia 11.

“Tudo é programado com antecedência com a produtora. A gente dosa o tempo de cada etapa conforme o número de profissionais envolvidos. Se temos menos tempo, aumentamos o número de pessoas na montagem. Mas só acelero qualquer processo depois que o gramado está 100% protegido”, conta Vinicius Tavares, gerente de eventos da Arena MRV.

Ao todo, mais de 400 pessoas estiveram envolvidas na montagem e desmontagem do show de Jorge & Mateus. Cada parte tem sua equipe específica: palco, LED, gramado, acessos, proteção de áreas sensíveis como banco de reservas e escadas. Inclusive, até os vidros das cadeiras são retirados para evitar que se quebram durante a movimentação do evento.

Segundo o gerente, a escolha pela grama sintética surtiu efeito estratégico. Prova disso é que não houve danos no gramado da arena durante o evento de Jorge e Mateus.

“Ela permite que façamos as coisas mais rapidamente. Como não precisa respirar, podemos cobri-la logo após um jogo, por dias, sem danos. Nosso maior cuidado é com líquidos, porque eles afetam a cortiça que dá aderência à grama. Mas com a manta e a lona, temos controle total”, explica.

Mesmo com a crescente agenda de eventos, Vinicius reforça que a prioridade da gerência da Arena MRV segue sendo 100% o futebol. “Todos os eventos são encaixados apenas quando o Atlético joga fora ou em datas Fifa.”, garante.

Leia também

Próximos eventos na Arena MRV e impacto financeiro

Os próximos 11 dias serão intensos para a gerência de eventos da Arena MRV. Confira a programação:

  • Dia 14: Atlético x Godoy Cruz-ARG pela Copa Sul-Americana
  • Dia 17: Atlético x Grêmio pelo Campeonato Brasileiro
  • Dia 23: evento Ore Comigo com expectativa de 42 mil pessoas

E a agenda segue cheia:

  • Fernando & Sorocaba – 20/09
  • Histórias (Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Cesar Menotti & Fabiano) – 11/10
  • Evento Internacional (confidencial)
  • Réveillon Vira Brasil – 31/12 (espera-se público de 40 mil pessoas)

Além de movimentar a cidade e diversificar o uso do espaço, os eventos têm um impacto direto nas finanças do clube. Segundo Vinicius, o investimento na implementação da grama sintética, que custou R$ 13 milhões ao clube, será pago num prazo de até dois anos apenas com arrecadação de quantias provindas do evento.

“O impacto financeiro desses eventos doi pensado também para ajudar grande parte da receita do clube”, garante o gerente.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.