Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético: os motivos que podem levar promessa de 17 anos a ser titular contra o Cruzeiro

Zagueiro de 17 anos pode estrear como profissional no clássico desta quarta-feira (15), na Arena MRV

Vitão em treino do Atlético na Cidade do Galo

A quantidade de desfalques do Atlético para o clássico fazem com que Vitão, de apenas 17 anos, seja cotado para não apenas estrear como profissional como ser titular contra o Cruzeiro nesta quarta-feira (15).

Dentre os dez desfalques confirmados para o duelo, três são zagueiros:

  • Lyanco: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo
  • Vitor Hugo: suspenso pelo terceiro cartão amarelo
  • Junior Alonso: está com a Seleção do Paraguai

Além disso, Ivan Román voltou da Seleção Chilena com uma fratura no punho e é dúvida para o clássico.

Portanto, o técnico Sampaoli tem apenas Ruan Tressoldi, que estreou jogando 72 minutos na vitória sobre o Sport, e Vitão como zagueiros de ofício.

Especula-se que Fausto Vera possa jogar improvisado na zaga, junto de Ruan e Saraiva. No entanto, Vitão tem motivos para acreditar em uma oportunidade diante do Cruzeiro.

Altura

Vitão tem 1,94m de altura e pode ser importante para a bola aérea, algo que perturbou o Atlético ao longo da temporada e, inclusive, foi a razão de três dos quatro gols do Cruzeiro sobre o Atlético nos duelos das quartas de final da Copa do Brasil.

Desde a segunda derrota para o Cruzeiro na Copa do Brasil, Sampaoli corrigiu o problema com a bola aérea defensiva e não sofreu mais gols desse tipo.

Além disso, Vitor Hugo se destacou na bola aérea ofensiva, marcando três gols nos últimos oito jogos do Atlético. Portanto, Sampaoli pode ver em Vitão a oportunidade de continuar com essa “arma”, utilizando o jovem defensor.

Vitão é mais alto que Fausto Vera (1,79m), Ivan Román (1,83m), Saravia (1,78m) e Ruan (1,87m).

Respaldo da diretoria

A promessa atleticana recebeu elogios de Victor Bagy, ex-goleiro e diretor de futebol do clube. O ídolo atleticano, inclusive, comparou Vitão a Réver, outro nome marcante da história alvinegra.

“É um atleta muito jovem, mas com capacidade de ser um grande protagonista da posição. Até comento ali nos treinamentos que vejo alguma similaridade com o Réver. Tive a oportunidade de viver o processo de formação junto com o Réver. Consigo enxergar algumas virtudes para em termos de qualidade técnica, de imposição, bola aérea. É um jogador que tem um futuro promissor”, afirmou Victor.

Experiência

Embora ainda não tenha feito uma partida como profissional, Vitão tem experiência de títulos com Atlético e Seleção Brasileira de base.

Vitão foi campeão da Copa 2 de Julho Sub-15 em 2023 com o Atlético e do Sul-Americano Sub-17 em 2025 com a Seleção Brasileira.

Identificação

Um elemento que pode fazer a diferença num clássico é a identificação. Vitão é atleticano de berço e, inclusive, estava em Marrocos torcendo para o Atlético no Mundial de Clubes de 2013, com apenas cinco anos de idade. Ele vem de família atleticana e sabe o peso de um clássico.

Leia também

Atlético x Cruzeiro

Atlético e Cruzeiro se enfrentam na próxima quarta, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena MRV, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Galo ocupa a 14ª posição, com 37 pontos, o time celeste é o terceiro, com 52.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.