O
Lucca, Roger e João Borne colocaram o Tricolor na frente ainda na etapa inicial do duelo. O primeiro marcou novamente no começo do segundo tempo. Mosquito descontou para os mineiros.
Com o resultado, o time gaúcho pode ser derrotado por dois gols de diferença no segundo jogo que, mesmo assim, conquistará o título.
A partida de volta está marcada para o próximo sábado (18), às 11h, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
‘Atropelo’ do Grêmio no primeiro tempo
A primeira boa chance do confronto foi do Galinho. Aos 3', Índio chutou cruzado pela linha de fundo, assustando o Grêmio.
Mas a resposta dos gaúchos veio logo aos 6'. Gabriel Mec sofreu falta de Samuel na intermediária de ataque, pelo lado esquerdo. Roger cobrou e a zaga mineira afastou. Na sobra, Lucca subiu mais alto do que todo mundo para cabecear para o fundo da rede, após saída errada de Kaio Assis: 1 a 0 para os mandantes.
Com 16', Índio arriscou um novo arremate de fora da área, e a bola mais uma vez passou perto da trave do goleiro Vitão.
Grêmio amplia após expulsão de lateral do Atlético
João Borne saiu em contra-ataque perigoso para o Grêmio, aos 30' do primeiro tempo, e foi derrubado por Samuel Deus. O árbitro não marcou nada inicialmente, mas foi chamado para revisão de lance no VAR e expulsou o lateral-esquerdo.
Na cobrança de falta, Roger colocou a bola no canto da goleira do Galinho: 2 a 0 para o Grêmio, numa bela finalização do meia tricolor.
Tricolor transforma placar em goleada
Logo na sequência do segundo, veio o terceiro gol do Grêmio. Com 39', João Borne soltou uma ‘bomba’ no canto e transformou o resultado em goleada: 3 a 0 para os gaúchos.
No minuto seguinte, Gabriel Mec disparou em contra-ataque e foi derrubado por Dylan dentro da área do Atlético. O árbitro assinalou pênalti, mas foi chamado pelo VAR para revisar o lance e, após visualizar a imagem, anulou a marcação.
Segundo tempo ‘quente’
A etapa complementar começou fulminante. O Grêmio fez o quarto gol logo aos 3', com Lucca. O atacante fez o seu segundo na partida após um bate-rebate dentro da área do Atlético.
O Galinho deu uma resposta imediata e descontou. Com 4', Mosquito soltou uma ‘bomba’ no canto de Vitão. A bola bateu na trave e entrou: 4 a 1.
Com 15', Vitor Ramon soltou uma ‘paulada’ na trave e quase ampliou a goleada gremista.
O Atlético tentava esboçar alguma reação, mas o Grêmio se defendia bem e tocava muito a bola — com chegadas ao ataque. O jogo foi ficando cada vez mais controlado por parte dos mandantes, que levaram a goleada até o apito final.
Grêmio 4 x 1 Atlético
Grêmio
Vitão; Vitor Ramon, David Brendo, Luis Eduardo (Bernardo Ferreira) e Lucas Rian (Alexsander); Danillo (John), Tiago, Roger (Adrielson) e João Borne (Benjamin); Lucca (Iago Valeje) e Gabriel Mec. Técnico: Ruimar Kunzel.
Atlético
Kaio Assis; Samuel Rodrigues, Arthur, Xavier e Samuel; Luiz Peu, Índio e Gutte (Dylan); Mosquito (Vieira), Riquelme (Ronaldo) e Cauã Soares (Mathias). Técnico: Henrique Teixeira.
Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro Sub-17
Data e horário: segunda-feira, 13 de outubro, às 20h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Arbitragem: Francisco Naydson Albuquerque de Souza (CE)
Auxiliares: Jorge Fernando Teixeira Bandeira Filho (CE) e Deborah Beatriz Ferreira da Silva (CE)
VAR: Philip Georg Benn (RJ)
Gols: Lucca (2x), Roger, João Borne (Grêmio); Mosquito (Atlético)
Cartões amarelos: Riquelme, Arthur (Atlético)
Cartão Vermelho: Samuel Deus (Atlético)
Público: 7.193 torcedores
Renda: R$38.260,00