Nesta segunda-feira (13), o
Por meio de uma Assembleia Geral de Constituição, realizada na Sede de Lourdes, os associados fundadores aprovaram a construção do local.
Emmerson Maurílio, nomeado diretor-presidente do museu na assembleia desta segunda-feira, celebrou a criação do projeto.
"É uma construção de 28 anos que esse projeto vem correndo. É uma comemoração de muitas pessoas exatamente por isso, por trazer a lembrança de todos, a celebração de todos para esse momento muito especial que é entregar a instituição para a torcida do Atlético.”
Ainda de acordo com Maurílio, o projeto para o início da construção do museu está em fase avançada, e a expectativa é que as obras comecem no início do ano que vem. Segundo o diretor, a instalação deve ser aberta ao público cerca de um ano após o início das obras.
A solenidade contou com a presença de membros da diretoria do Atlético, do presidente do clube, Sérgio Coelho, de ex-presidentes e de representantes da sociedade civil.
Assembleia para aprovação da construção do Museu do Galo, na Sede de Lourdes
Museu do Galo
O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, explicou que o clube contratou a empresa Mude para a construção de seu museu. A companhia é responsável pela criação de museus e memoriais de importantes clubes de futebol, como Boca Juniors, River Plate, Juventus, Botafogo e Flamengo.
O Museu do Atlético será instalado na Arena MRV, em um espaço de 2.800 metros quadrados reservado nas dependências do estádio. Deste total, 600 metros quadrados serão destinados à área administrativa e 1.800 metros quadrados à área expositiva. Além disso, cerca de 600 metros quadrados vão compor uma área externa denominada Trilha dos Imortais.
A Sede de Lourdes, localizada na Avenida Olegário Maciel, também contará com uma parte do museu. O espaço abrigará um memorial do clube.
O valor estimado para o museu é de cerca de R$ 20 milhões, enquanto o memorial deve custar aproximadamente R$ 10 milhões.