Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético: filho de Reinaldo sai em defesa do pai após declaração sobre o Flamengo

Philipe Van Lima reateu críticos por meio do Instagram nesta segunda-feira (27)

Philipe Van Lima abraçado com o pai Reinaldo, ídolo do Atlético

Philipe Van Lima, filho de Reinaldo, ídolo do Atlético, saiu em defesa do pai nas redes sociais. Com um texto extenso publicado no Instagram nesta segunda-feira (27), o advogado rebateu as críticas de alguns torcedores após o “Rei” afirmar em um podcast que gostaria de ter jogado pelo Flamengo.

“Nos últimos dias tenho visto uma catarse popular com ares de revolução francesa, onde uma turba enraivecida pede a cabeça do rei traidor e o carrasco, depois de cortá-la, a exibe para ser cuspida e violada pelo tribunal das redes sociais”, iniciou.

“Os ofendidos agora vão à forra pisando e enxovalhando a história do homem que não agiu conforme esperaram. Como atleticano, acho uma tremenda covardia esses ataques sem filtro a um ídolo como Reinaldo”, prosseguiu.

O filho de Reinaldo escreveu que o pai recebeu propostas mais vantajosas financeiramente ao longo da carreira, mas o clube não o deixou sair e nunca ofereceu um aumento salarial.

“Reinaldo aos vinte e poucos anos já sabia que não duraria muito no futebol. Seu corpo já tinha passado por diversas cirurgias, a convivência com as dores era diária e o tempo de repouso para recuperação era cada vez maior. Desse jeito teve que viver boa parte de sua carreira, muitas vezes jogando mais com sua inteligência do que com o corpo massacrado”, escreveu.

Leia também

Entenda o caso

Reinaldo revelou que esteve muito próximo de defender o Flamengo em 1981, ano em que o clube carioca conquistou a Libertadores e o Mundial. Em participação no podcast Penido’s, da Rádio Tupi, no último dia 21, o ex-jogador contou que chegou a ter um acerto encaminhado com o Rubro-Negro, mas a diretoria atleticana não autorizou a transferência.

Quando perguntado se gostaria de ter defendido o Flamengo, Reinaldo afirmou que sim. “Claro, todo jogador gostaria de jogar no Flamengo. Eu tive essa oportunidade em 81 mesmo. Quase acertamos com o Flamengo, mas naquela ocasião não tinha a lei do passe. A gente era preso ao clube, e o Atlético não deixou que eu viesse”, disse.

O ex-camisa 9 também comentou sobre a diferença de visibilidade entre os clubes da época, destacando que a imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo tinha maior alcance nacional.

“Se eu jogasse no Flamengo, acho que teria dado mais eco ainda. A visibilidade era muito maior. A imprensa do Rio e de São Paulo era a voz pra todo o Brasil. Lá em Minas, a gente ficava entre as montanhas”, completou.

Rivalidade histórica

A fala repercutiu entre torcedores alvinegros, especialmente por se tratar de um dos maiores rivais do Atlético nos anos 1980 — período em que os clubes protagonizaram duelos marcantes nas principais competições nacionais e continentais.

Em 81, especialmente, protagonizaram confronto histórico pela Libertadores, em partida ‘desempate’ na qual o Alvinegro teve cinco atletas expulsos (inclusive Reinaldo) e acabou derrotado por W.O, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Retratação nas redes

Após a repercussão, Reinaldo foi às redes sociais nesta terça-feira (21) para se retratar e reforçar seu vínculo com o Atlético. O ídolo afirmou que, embora tenha considerado propostas ao longo da carreira, vestir a camisa do Galo foi o maior orgulho de sua vida esportiva.

“Como profissional, tive a chance de considerar diferentes caminhos, mas a minha maior glória, o meu verdadeiro tesouro, foi ter defendido as cores do Galo. Sentir o pulsar da Massa e fazer parte da rica tradição atleticana é algo que carrego com um orgulho imenso”, escreveu.

Com 255 gols em 475 jogos, Reinaldo é o maior artilheiro da história do Atlético e símbolo de uma das gerações mais marcantes do clube.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports