Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético detalha regras para formação do Conselho da Massa

Clube definiu parâmetros para formação do órgão consultivo que será elo com os torcedores

Torcida do Atlético durante duelo na Arena MRV

O Atlético destrinchou nesta segunda-feira (2) como funcionará o Conselho da Massa, órgão de caráter consultivo, desenvolvido com intuito de fortalecer o diálogo entre torcedores e clube.

O novo órgão de governança representa um marco de aproximação da gestão executiva com a torcida, cujo objetivo é contribuir com o Alvinegro por meio do compartilhamento de ideias, percepções e recomendações sobre temas estratégicos do Galo, relativos à experiência do torcedor.

Leia também

“O Conselho nos ajudará a construir decisões mais próximas. É um passo concreto para fortalecer uma cultura de participação, pertencimento e diálogo permanente, compreendendo percepções, demandas e expectativas da Massa”, destaca o CEO do Galo, Pedro Daniel.

Dentre os 10 membros do Conselho da Massa, nove serão escolhidos de forma democrática por meio de votação da própria torcida, observados os critérios pré-definidos pelo Atlético e as regras do Regimento Interno, para mandatos de um ano.

Para garantir sua representatividade, o Conselho da Massa será composto por membros do Galo Na Veia, de Torcidas Organizadas, dos Consulados e Embaixadas, além de Cessionários de Cadeira Cativa e/ou Camarote da Arena MRV e Formadores de Opinião (jornalistas e/ou influenciadores).

Todas as candidaturas passarão por validação e análise básica de idoneidade, visando proteger a credibilidade do Conselho.

Confira as categorias e seus requisitos de candidatura:

Galo Na Veia (3 vagas)

  • Mínimo de 3 anos como sócio adimplente do Programa de Relacionamento com o Torcedor “Galo na Veia”;
  • Presença em, pelo menos, 60% dos jogos da equipe profissional masculina do Galo como mandante na Arena MRV, com público, desde a inauguração do estádio. Uma das vagas será, necessariamente, de uma mulher.

Torcidas Organizadas (2 vagas)

  • Indicação formal da Torcida Organizada da qual seja integrante;
  • Mínimo de 3 anos como membro ativo da respectiva torcida;
  • A torcida deve ser registrada e reconhecida junto ao Batalhão de Choque da Polícia Militar de Minas Gerais.

Consulados do Galo (Nacionais e Internacionais) (1 vaga)

  • Indicação formal do Consulado do Galo do qual seja integrante;
  • Mínimo de 3 anos como membro do respectivo Consulado;
  • Consulado registrado e reconhecido oficialmente pelo Clube.

Embaixadas do Galo (Interior de MG) (1 vaga)

  • Indicação formal da Embaixada do Galo da qual seja integrante;
  • Mínimo de 3 anos como membro da respectiva Embaixada.
  • Embaixada registrada e reconhecida oficialmente pelo Clube.

Jornalistas ou Formadores de Opinião (1 vaga)

  • Mínimo de 3 anos, de forma ininterrupta, atuando em coberturas do Galo (imprensa tradicional ou canais digitais)
  • Veículo ao qual o respectivo formador de opinião esteja vinculado deve ter cadastro ativo na Agência Galo.

Permissionários de Cadeiras Cativas e/ou Camarotes (1 vaga)

  • Mínimo de 3 anos como sócio Arena MRV adimplente.
  • Presença em, pelo menos, 60% dos jogos da equipe profissional masculina do Galo como mandante na Arena MRV, com público, desde a inauguração do estádio.

Indicação Galo (1 vaga)

  • O Atlético indicará um membro diretamente, não sujeito à votação, sem prejuízo das análises de idoneidade.

Requisitos gerais para todos os membros:

O Atlético analisará as candidaturas, verificando:

  • Cumprimento dos requisitos da categoria;
  • Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública da Polícia Federal com anotação negativa;
  • Histórico de punições administrativas aplicadas pelo Atlético/Arena MRV, cumpridas ou em cumprimento, com fundamento no Regulamento do Galo na Veia e/ou Regulamento de Uso da Arena MRV.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação solicitados e a Certidão Negativa de Antecedentes Criminais do Ministério da Justiça e Segurança Pública da Polícia Federal. Certidão disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

2 – PROCESSOS DE SELEÇÃO E VOTAÇÃO

Sócios-Torcedores GNV e Permissionários de Cadeiras Cativas e/ou Camarotes da Arena MRV: Após a certificação, pelo Atlético, as pessoas aptas a se candidatar ao Conselho da Massa serão comunicadas por e-mail.

Torcidas Organizadas, Consulados e Embaixadas: cada organizada, consulado e embaixada deverá realizar processos internos de escolha e oficializar ao Clube os representantes escolhidos para participar da eleição.

Jornalistas ou Formadores de Opinião: os canais/veículos de comunicação aptos à candidatura deverão se inscrever via formulário digital, com a indicação de um representante. Caso cumpra com todos os requisitos, a respectiva candidatura será validada. O formulário será disponibilizado oportunamente pelo Clube.

Votação

Todos os candidatos aprovados na verificação de requisitos poderão ser votados em eleição a ser realizada no SuperApp do Galo, em período e horário previamente divulgados.

Poderão votar Sócios GNV ativos, incluindo o GNV da Massa. A votação acontecerá por categoria, e cada votante poderá registrar 1 (um) voto em cada categoria disponível. As informações sobre período de votação serão disponibilizadas em breve.

Ao final, os candidatos mais votados serão eleitos e os resultados da votação publicados pelos canais oficiais do Galo.

3 – GOVERNANÇA E FUNCIONAMENTO

O Conselho da Massa terá, no mínimo, 04 (quatro) Reuniões Ordinárias por ano, e Reuniões Extraordinárias sempre que convocadas pelo Atlético.

As Reuniões serão convocadas com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência, por meio de avisos nos meios de comunicação do Atlético, e a pauta será previamente estabelecida da seguinte forma: um tema escolhido pelos membros do Conselho e um tema indicado pelo Atlético.

O formato dos encontros será híbrido (presencial + online), para viabilizar a participação de todos os membros. Via de regra, o Conselho da Massa será recebido para as reuniões na Arena MRV.

Responsabilidades principais do Conselho da Massa:

O Conselho da Massa é um espaço consultivo para representar, de forma plural e organizada, a visão da torcida em temas relevantes para a experiência do torcedor e para a relação com o Atlético. Confira as principais responsabilidades do Conselho:

  • Ouvir e organizar demandas coletivas, priorizando temas estruturais (e não casos individuais).
  • Priorizar assuntos e contribuir com recomendações registradas para o Clube.
  • Debater com respeito e responsabilidade, buscando melhorias possíveis com base em informações e boa-fé.
  • Zelar pela credibilidade do Atlético, atuando com integridade, evitando conflitos de interesse e respeitando regras de confidencialidade quando aplicável.
  • Dar retorno à torcida com transparência, pelos canais oficiais, respeitando limites de proteção de dados e informações sensíveis.

4 – TRANSPARÊNCIA

As informações do Conselho da Massa, referentes aos seus membros, contatos oficiais e atas, serão disponibilizadas pelo Galo em seu site oficial.

5 – TEMAS

O Conselho Consultivo da Massa (CCM) tem como finalidade promover o diálogo estruturado entre o Clube e a Massa, sobre temas como:

Visão Estratégica; Experiência nos Dias de Jogos; Política de Preços e Ingressos; Programa de Sócio-Torcedor; Identidade Visual e Patrimônio Histórico; Comunicação Institucional; Projetos Sociais e Comunitários; Engajamento Digital e Internacionalização; Governança e Transparência e Diversidade e Inclusão.

*Com Site Oficial do Atlético

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).

Ouvindo...