Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Veja os nomes especulados no Grêmio para reforçar o elenco em 2026

Tricolor trabalha ativamente no mercado da bola e visa ser certeiro nas contratações para a próxima temporada

Tetê é o principal nome especulado no Grêmio no momento desta reportagem

O Grêmio está ativo no mercado da bola e busca contratações pontuais e certeiras para a temporada de 2026. O objetivo da direção tricolor é diminuir o elenco e abrir espaço para chegadas a nível titular.

Jogadores passaram a ser especulados no clube gaúcho nesta reta final de 2025. O principal nome do momento é Tetê. ‘Cria’ da base gremista, o ponta-direita de 25 anos desperta o interesse do Tricolor para ser repatriado.

Atualmente no Panathinaikos-GRE, Tetê tem contrato válido até 2028 e, caso retorne ao Grêmio, deve chegar por empréstimo com opção de compra.

Meio-campistas especulados no Grêmio

Direção do Grêmio nega interesse em Scarpa após especulação

Gustavo Scarpa teve seu nome ventilado no Grêmio. O meio-campista está cotado para sair do Atlético, mesmo com contrato ativo até o fim de 2027.

Apesar de Scarpa ter sido ligado ao Tricolor, a direção do clube negou qualquer interesse pelo jogador de 31 anos.

Quem realmente interessava era Raphael Veiga, 30 anos. O meio-campista do Palmeiras se encaixa no perfil de armador, no qual o Grêmio mira para contratar e disponibilizar para o novo técnico Luís Castro.

O clube paulista, no entanto, fez jogo duro para liberar Veiga. Os gaúchos passaram a analisar outras peças no mercado.

Savarino, do Botafogo, também foi ventilado no Grêmio. Existiu o interesse do Tricolor em contratar o meio-campista venezuelano de 29 anos. A negociação, porém, é considerada improvável.

Outras posições

Weverton, goleiro do Palmeiras

Weverton, do Palmeiras, esteve na pauta do Grêmio, mas é outro jogador de difícil negociação e está praticamente descartado. O Tricolor deseja a contratação de uma peça para a posição, visto as possibilidades de saídas de Tiago Volpi e Gabriel Grando.

Guilherme Arana, do Atlético, esteve no radar do clube gaúcho. Não houve nenhum avanço, ainda mais com a permanência de Marlon garantida. O lateral-esquerdo de 28 anos está em tratativas para se transferir do Galo para o Fluminense.

O atacante Gabriel Taliari, do Juventude, recebeu uma consulta do Grêmio no início de dezembro. O setor ofensivo já conta com nomes interessantes, como Carlos Vinicius e Braithwaite, o que diminui a necessidade de um avanço pelo atleta de 28 anos.

Antes do término da temporada de 2025, o astro mundial Karim Benzema teve seu nome ligado ao Grêmio. O salário ‘astronômico’ do atacante francês espanta qualquer investimento, não só dos gaúchos, mas do futebol brasileiro e sul-americano.

Perfil de contratação

Diante dos nomes especulados no Grêmio, nota-se que a maioria já tem uma certa experiência e chegaria com ‘status’ de titular. O único jogador citado acima que possivelmente seria um reserva imediato é Taliari.

‘Reforços caseiros’

Cristaldo é o camisa 10 do Grêmio, mas perdeu a titularidade em 2025

A ideia do Grêmio, para além de contratações específicas, é promover ‘reforços caseiros’. Nomes com menos espaço na última temporada podem ganhar mais chances em 2026.

Os meio-campistas Cristaldo e Monsalve estão cotados para receberem oportunidades com o técnico Luís Castro. O atacante Pavon é outra peça que pode agradar o novo treinador, visto que se encaixa no estilo de jogo de pressão alta.

Base valorizada

Gabriel Mec é a principal promessa do Grêmio nos últimos anos

Junto aos ‘reforços caseiros’, Luís Castro contará com joias ‘da casa’. Cinco jovens da base do Grêmio foram promovidos ao profissional e iniciam a pré-temporada a partir de 2 de janeiro de 2026.

São eles: o goleiro Gabriel Menegon, o zagueiro Luís Eduardo, os meio-campistas Tiaguinho e Roger, e o meia-atacante Gabriel Mec.

Missão do Grêmio em 2026

Luís Castro na apresentação como novo técnico do Grêmio

Apresentado na última segunda-feira como novo técnico do Grêmio, Luís Castro revelou a missão do clube gaúcho sob seu comando e falou sobre os desafios no mercado de transferências.

“A principal missão é ganhar, não só no Grêmio, em qualquer clube do mundo. Essa pressão eu sinto desde os 11 anos, quando jogava futebol. Deixar a torcida feliz, é a maior recompensa que tenho no futebol. Não há nada mais reconfortante ao final de jogo com uma vitória”, afirmou.

Em seguida, Castro rasgou elogios à história do Grêmio e disse o que é preciso para o clube gaúcho realizar uma boa janela de transferências.

"É um desafio grande, qualquer pessoa que representa o Grêmio tem uma responsabilidade pela história muito grande e rica do clube. Podemos não ter os recursos que gostaríamos de ter, mas isso nos obriga a ser mais minuciosos (na janela). Temos muita capacidade, com muito conhecimento de mercado (da bola), vamos fazer o que é preciso de investimento. Sempre com a ideia de que queremos ganhar como base. Com o melhor elenco possível”, completou.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...