Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Reforços do Grêmio entram para vasta lista de lesionados em 2025

Tricolor tem 13 jogadores sob supervisão do departamento médico e ao menos cinco nomes fora da temporada

Willian foi substituído no Grêmio contra o Vitória e teve lesão diagnosticada

O departamento médico do Grêmio tem ‘um time inteiro’ de lesionados. Além dos jogadores que já estavam no clube gaúcho, três recém-contratados estão na lista de ausências para os próximos jogos.

O problema mais recente foi o de Willian. O meia-atacante sofreu uma lesão no quinto metatarso do pé direito, constatada após o êxito do Grêmio sobre o Vitória, nesse domingo (28), pelo Brasileirão.

Marcos Rocha também precisou ser substituído durante o compromisso passado do Tricolor. O lateral-direito saiu de campo com dores na coxa, mas não deve ser baixa por muito tempo. Existe apenas a possibilidade de o jogador ser preservado contra o Santos, na quarta-feira (1), às 21h30 (de Brasília).

Outro reforço que está machucado é Carlos Vinicius. O atacante sofreu um edema na coxa esquerda e só deve retornar após a data Fifa — de 6 a 14 de outubro.

O clube gaúcho trabalha com cautela, mas tem a expectativa de que o jogador esteja apto para encarar o RB Bragantino no sábado (4), às 18h30 (de Brasília). Portanto, o atleta vai perder o jogo com o Santos.

Fabián Balbuena fecha a lista dos reforços do meio do ano que se lesionaram. O zagueiro paraguaio teve uma fratura na fíbula em agosto e desfalca o time no restante da temporada.

Grêmio tem 13 jogadores no DM

Somando os três reforços que se lesionaram, o Grêmio tem 13 atletas no departamento médico. Destes, 5 só voltam aos gramados em 2026. Três deles estão em processo de retorno.

Em agosto, o volante Mathías Villasanti rompeu o ligamento cruzado anterior e teve uma lesão no menisco lateral do joelho esquerdo. O problema aconteceu durante a vitória sobre o Atlético, em agosto, pelo Brasileirão. O paraguaio está fora da temporada.

No fim do mesmo mês, o jovem Riquelme foi diagnosticado com um problema muscular na coxa direita. O meia deve voltar ao time em outubro.

Em setembro, o atacante Martin Braithwaite rompeu o tendão de Aquiles na derrota do Grêmio para o Mirassol e só jogará novamente no ano que vem.

Na semana passada, João Pedro foi diagnosticado com uma trombose da veia subclávia. Sendo submetido a cirurgia, o lateral-direito também fica de fora do restante da temporada.

O Grêmio ainda teve o zagueiro Rodrigo Ely e o meio-campista Monsalve como ausências. O primeiro está fora da temporada após romper o joelho. O segundo fez uma cirurgia no ombro direito e deve ficar à disposição após a data Fifa.

Tiago Volpi foi baixa de última hora para a partida do Grêmio com o Vitória. O goleiro enfrenta dores no quadril e só deve voltar depois da parada para os jogos de seleções.

Retornos contra o Santos

O Tricolor ainda perdeu Cuéllar nos últimos compromissos devido a um desgaste físico. O colombiano, porém, deve ser novidade contra o Santos. Assim como o lateral-direito João Lucas, que volta após lesão muscular.

Lista de machucados no Grêmio e previsões de retorno

  1. Willian — sem previsão
  2. Carlos Vinicius — após a data Fifa
  3. Tiago Volpi — após a data Fifa
  4. Riquelme — após a data Fifa
  5. Monsalve — após a data Fifa
  6. Balbuena — fora da temporada
  7. Villasanti — fora da temporada
  8. Braithwaite — fora da temporada
  9. João Pedro — fora da temporada
  10. Rodrigo Ely — fora da temporada
  11. Cuéllar — deve retornar contra o Santos após desgaste físico*
  12. Marcos Rocha — pode ser preservado contra o Santos por desgaste físico*
  13. João Lucas — deve retornar contra o Santos*

*recuperado ou próximo de ficar disponível para o próximo jogo do Grêmio

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.