Há exato um ano no comando do
“Vir aqui presentear o Filipe por 12 meses. Parece pouco, mas no Brasil é muito. Desses 12 meses, nove foram comigo. Espero que no próximo ano a gente dê um placa de 24 meses”, iniciou José Boto.
“Obrigado, Boto. Muito feliz por essa marca. Quando vim para o Flamengo fui apresentado como jogador nesta sala. Tudo o que vivi neste clube, desde então, foi muito especial. Momentos muito bons, que ficarão marcados para sempre, momentos não tão bons, que fazem parte do processo e me sinto parte desse clube”, afirmou Filipe Luís.
“Assinei um contrato de dois anos e meio (como jogador) com o Flamengo sem cláusula. Em qualquer momento, se o clube ou eu quiséssemos encerrar a parte, isso seria feito. Entendo que eu e o clube temos que conquistar no dia a dia para seguir aqui. Fazer tudo pelo Flamengo. Seguimos dessa forma como treinador. Tentamos fazer tudo o possível para conquistar no dia a dia”, seguiu.
Flamengo inicia preparação para jogo contra o Cruzeiro com ‘força máxima’ Flamengo x Cruzeiro: Carrascal projeta jogo no Maracanã e celebra dupla com Arrascaeta
Assim como José Boto, Filipe Luís fez questão de dizer que pretende ficar no Flamengo “por muito tempo”.
“O carinho da diretoria, da torcida, dos jogadores, para ficar aqui um ano. Espero ficar muito tempo. Agradeço a todos que fazem parte disso, pois me dão todas facilidades do mundo para trabalhar. Me sinto blindado por vocês e jogadores. É um ambiente maravilhoso de trabalho”, concluiu o treinador do Flamengo.
Filipe Luís assumiu os profissionais do Flamengo em 1° de outubro de 2024 após a demissão do técnico Tite. Desde então, são 70 jogos com o técnico, que tem um aproveitamento de 73,8% dos pontos, e três títulos (Copa do Brasil 2024, Supercopa do Brasil 2025 e Carioca 2025).
O Rubro-Negro está nas semifinais da Libertadores e lidera a Série A do Campeonato Brasileiro.
Com contrato até dezembro de 2025, Filipe Luís está negociando a renovação do vínculo. José Boto abriu negociações com o estafe do treinador nas últimas semanas para
Filipe Luís quebrará escrita de 14 anos
O Flamengo não inicia e termina uma temporada com o mesmo técnico há 14 anos, desde 2011, quando Vanderlei Luxemburgo comandou a equipe entre outubro de 2010 e fevereiro de 2012 (16 meses, o mais longevo do clube no século 21).
A trajetória promissora de Filipe Luís
Após fazer história no futebol europeu, atuando por Atlético de Madrid e Chelsea, entre outros clubes, e defender o Flamengo entre 2019 e 2023, Filipe Luís começou sua trajetória como técnico no Sub-17 do time carioca em janeiro 2024.
Em junho, o treinador foi promovido às categorias de base do Sub-20 e conquistou o inédito Mundial de Clubes com os garotos do Ninho na final contra o Olympiacos, no Maracanã. Ao todo na base foram 37 jogos, com 26 vitórias, 2 empates e 9 derrotas.
Confira números e marcas de Filipe Luís no Flamengo:
- Jogos pelo Flamengo: 70 (46V/17E/7D) / 123 gols pró / 40 gols contra (aprov. de 74,5%)
- Estreia pelo Flamengo: 02/10/24, Flamengo 1x0 Corinthians, pela Copa do Brasil
- Títulos pelo Flamengo: Copa do Brasil (2024), Supercopa do Brasil (2025) e Campeonato Carioca (2025)
- Técnico campeão com menos jogos pelo Flamengo no século XXI: Copa do Brasil 2024: 9 jogos