Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Flamengo abre negociação para renovar com Filipe Luís e recusa oferta: ‘Não é banco’

José Boto, executivo do futebol rubro-negro, destaca compromisso do treinador com o projeto do Rubro-Negro em meio ao interesse de clubes europeus, como o Fenerbahçe

José Boto, diretor técnico, e Filipe Luís, treinador do Flamengo, no Ninho do Urubu

O Flamengo está negociando a renovação de contrato de Filipe Luís, técnico cujo contrato é válido até dezembro de 2025. Em entrevista ao canal “UOL Esporte”, José Boto revelou que iniciou as conversas com o empresário do treinador nas últimas semanas, reforçando o desejo do clube em estender o vínculo “por uma ou duas temporadas”.

Ainda segundo José Boto, as tratativas começaram após a recusa do próprio Filipe Luís à proposta do Fenerbahçe, da Turquia - a qual também foi recusada pela diretoria do Flamengo.

“Ele teve a possibilidade de sair para um clube europeu. Ele recusou, e eu sei disso porque o presidente desse clube me ligou e perguntou quanto queríamos para liberar o Filipe. Respondi que, como o Bap já disse, isto não é um banco. Nós queremos que ele fique e não tínhamos qualquer intenção de vendê-lo. Ele próprio também recusou”, afirmou Boto.

Após a vitória sobre o Juventude, no domingo (14) pelo Campeonato Brasileiro, Filipe Luís falou sobre a oferta do Fenerbahçe, admitindo ficar “feliz” com o interesse de outras equipes.

Leia também

Confira, na íntegra, as respostas de José Boto, ao “UOL Esporte”, sobre Filipe Luís:

Interesse do Flamengo na renovação do contrato de Filipe Luís
“Foi feita uma proposta de renovação a Filipe Luís. Ele sabe disso, está ciente de que queremos continuar com ele, pelo menos por mais uma temporada ou, provavelmente, por mais duas. Isso é uma questão de negociação. A proposta foi feita para demonstrar a confiança que tínhamos nele depois da derrota para o Central Córdoba, tanto que isso já aconteceu há algum tempo.

Foi feita uma proposta, naquela altura, ele achou que ainda não deveria responder. Depois, já havia a vontade dele de ficar e a nossa vontade de que ele fique, então seguimos tratando dessa questão. Até a semana passada, em Portugal, tive uma reunião com o representante dele e conversamos sobre a negociação.

Quero destacar também que, na semana passada, ele teve a possibilidade de sair para um clube europeu. Ele recusou, e eu sei disso porque o presidente desse clube me ligou e perguntou quanto queríamos para liberar o Filipe. Respondi que, como o Bap já disse, isto não é um banco. Nós queremos que ele fique e não tínhamos qualquer intenção de vendê-lo. Ele próprio também recusou.”

Tem multa no atual contrato?
“Tem, mas o clube queria ressarcir muito mais do que a multa que o Filipe tem no contrato, mas ele não quis ir. Não queria deixar o projeto, e era um bom clube europeu. Comecei a conversar com o representante dele, e seguimos em conversas para ver quando chegaremos a um acordo”.

Esse interesse acelera o processo de negociação?
“Esse assédio não me surpreende. Nós já sabíamos, e não foi isso que acelerou o processo. O Filipe não se sentia confortável em ser ele a negociar o contrato. O agente, por ser muito requisitado e ter bastante trabalho, só conseguiu iniciar as conversas agora.”

A trajetória de Filipe Luís até o comando do Flamengo

Formado no Figueirense, Filipe Luís fez carreira no futebol europeu. Entre 2004/05 e 2019/20, o lateral-esquerdo atuou por Ajax, Atlético de Madrid e Chelsea. Aos 33 anos e após 14 temporadas, o jogador retornou ao Brasil em 2019, para o Flamengo.

Foram 176 jogos com o Manto, 10 títulos - sendo duas Libertadores, dois Brasileiros e uma Copa do Brasil - até 2023, quando pendurou as chuteiras. Em janeiro de 2024, iniciou o trabalho como técnico do Sub-17, assumiu o Sub-20 e, em setembro, foi alçado ao cargo de técnico da equipe principal, substituindo Tite.

Desde então, Filipe Luís está no comando de um Flamengo com o “DNA rubro-negro”, que busca o domínio das ações ofensivas. Em 54 jogos, são 44 vitórias, 15 empates e seis derrotas. O time, que conquistou a Copa do Brasil, o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil com o treinador, está nas quartas de final da Libertadores e lidera o Brasileirão.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.