Em 2019, o Bayer Leverkusen tentou contratar Filipe Luís, mas o lateral-esquerdo optou por defender o
“A relação (do time do Flamengo) com Filipe Luís é notável. Tentamos contratá-lo após sua passagem pelo Atlético de Madrid. Desde então, mantivemos contato, e tem sido interessante acompanhar a transição de Filipe Luís, um ex-defensor de alto nível, para treinador do Flamengo, alcançando sucesso em sua segunda carreira. Admiro muito isso e acompanhamos sua trajetória”, iniciou o diretor alemão, explicando o motivo da negociação com o Bayer Leverkusen não ter avançado.
Erik Ten Hag aponta evolução do futebol brasileiro e elogia base do Flamengo Flamengo acerta contratação de Jorge Carrascal, do Dínamo Moscou Bayer Leverkusen vibra com pré-temporada e explica escolha pelo Rio de Janeiro
“Naquele momento, creio que o clube não estava no patamar em que se encontra hoje. Nós estávamos em crescimento. A contratação não foi possível. Tivemos um bom almoço em Madri, com uma conversa agradável, mas, no fim, não conseguimos contratar um jogador experiente e de alto nível como ele. Precisávamos contratar jogadores mais jovens e desenvolvê-los para que se tornassem jogadores de ponta, acompanhando o crescimento do clube. Hoje, certamente teríamos mais chances de contratar Filipe Luís”, seguiu Simon Rolfes.
Simon Rolfes atuou pelo Bayer Leverkusen entre 2005 e 2015 e seguiu no clube após a aposentadoria. Primeiro, como coordenador técnico de formação e, atualmente, como diretor administrativo. Recentemente, a equipe alcançou resultados históricos, conquistando a Bundesliga e a Taça da Alemanha, em 2023/24, e a Supertaça da Alemanha, em 2024/25.
Confira, abaixo, mais respostas de Simon Rolfes, diretor do Bayer Levekusen:
Talvez, no futuro, o contrate como treinador?
“Não prevejo o futuro. Temos um novo treinador, e estamos muito satisfeitos com ele. Fico feliz por ele, pois conversamos sobre isso em 2019, sobre minha função como diretor esportivo e sobre suas ambições. Ele sempre demonstrou desejo de ser treinador, e discutimos um pouco sobre os desafios. Estou muito feliz por ele ter trilhado esse caminho.”
Vocês se encontraram esta semana?
“Ainda não. Trocou mensagens conosco, e queríamos nos encontrar esta manhã, mas não foi possível por causa de seus compromissos. Com certeza nos encontraremos nos próximos dias para nos cumprimentarmos.”
Vê Filipe Luís trabalhando como treinador na Europa?
“Sim, ele possui conhecimento de futebol, com certeza. Tem experiência no futebol europeu de alto nível, tendo jogado no Atlético e no Chelsea, e conhece bem o futebol europeu. É uma pessoa ambiciosa, mas também com os pés no chão, o que, em minha opinião, é uma boa combinação para uma grande carreira como treinador.”
Quando foi a tentativa de contratação?
“Foi em 2019, logo depois ele veio para o Flamengo. Nós precisávamos de uma solução mais rápida e não foi possível contratá-lo. Ele desejava jogar em um clube para conquistar títulos, e ele conseguiu isso com o Flamengo. Nós também almejávamos isso e precisávamos construir um sistema, mas necessitávamos de jogadores como ele para guiar os jovens e conquistar títulos. Levou um tempo, mas finalmente conseguimos.”
A trajetória de Filipe Luís até o comando do Flamengo
Formado no Figueirense, Filipe Luís fez carreira no futebol europeu. Entre 2004/05 e 2019/20, o lateral-esquerdo atuou por Ajax, Atlético de Madrid e Chelsea. Aos 33 anos e após 14 temporadas, o jogador retornou ao Brasil em 2019, para o Flamengo.
Foram 176 jogos com o Manto, 10 títulos - sendo duas Libertadores, dois Brasileiros e uma Copa do Brasil - até 2023, quando pendurou as chuteiras. Em janeiro de 2024, iniciou o trabalho como técnico do Sub-17, assumiu o Sub-20 e, em setembro, foi alçado ao cargo de técnico da equipe principal, substituindo Tite.
Desde então, Filipe Luís está no comando de um Flamengo com o “DNA rubro-negro”, que busca o domínio das ações ofensivas. Em 52 jogos, são 35 vitórias, 15 empates e cinco derrotas. O time conquistou a Copa do Brasil, o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil sob comando de Filipe Luís.
A pré-temporada do Bayer Leverkusen no Rio de Janeiro
Em preparação para a temporada 2025/26, o Bayer é o primeiro clube da Bundesliga a realizar pré-temporada na América do Sul. Baseado no Rio de Janeiro, o clube alemão está treinando no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, até o dia 23 de julho.
Nesta sexta (18), a equipe comandada por Erik Tem Hag disputará um amistoso contra o Sub-20 do Flamengo no Estádio da Gávea, às 14h30 (de Brasília). A Itatiaia fará a cobertura do evento.
Além de Erik Ten Hag, Simon Rolfes, diretor administrativo, e Fernando Carro, CEO do Bayer, atenderam a imprensa e