Ouvindo...

Erik Ten Hag aponta evolução do futebol brasileiro e elogia base do Flamengo

O Bayer Leverkusen está em pré-temporada no Rio de Janeiro e utiliza a estrutura do Ninho do Urubu, CT do Flamengo

Erik Ten Hag durante atividade do Flamengo em pré-temporada no Rio de Janeiro

Após trabalho marcante pelo Ajax e passagem pelo Manchester United, Erik Ten Hag foi o escolhido para comandar o Bayer Leverkusen em 2025/26. O clube alemão está realizando pré-temporada no Rio de Janeiro e, nesta quinta (17), o treinador holandês concedeu entrevista à imprensa local. O treinador não poupou elogios ao futebol brasileiro.

“Estádios, estruturas, academias (de base)... Tudo no futebol brasileiro melhorou hoje em dia, em comparação com décadas atrás. Hoje não é tão fácil contratar brasileiros. O campeonato pode competir com as ligas europeias, até financeiramente. A Europa é o principal mercado, mas o futebol brasileiro é muito forte. Os times brasileiros foram muito competitivos no Mundial de Clubes e provaram que podem vencer times europeus”, afirmou Erik Ten Hag.

No Rio de Janeiro por cerca de 10 dias, o Bayer Leverkusen está treinando no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Na sexta (18), a equipe de Erik Ten Hag disputará um amistoso contra o time Sub-20 do Flamengo. O treinador holandês mostrou conhecer a fama de “clube formador” do Rubro-Negro.

“O Brasil produz muitos jovens talentosos, e o Flamengo é muito famoso por isso. Estou ansioso por isso (amistoso). Vamos jogar com muitos jovens também”, afirmou Ten Hag.

Leia também

“Quando você está treinando futebol, você sente a vibração. É uma fonte de inspiração para treinar naquele local (Ninho do Urubu). Não é comum clubes europeus visitarem este campo. Nós sentimos isso. Não conheço os jogadores (do Sub-20), mas tenho certeza que é uma equipe forte. São bons jogadores, já nos falaram que é uma boa equipe”, seguiu o treinador.

Confira, abaixo, mais respostas de Erik Ten Hag, técnico do Bayer Leverkusen:

Expectativa para o Fla-Flu no Maracanã

“O Maracanã é muito conhecido, não só no Brasil, mas no mundo todo. É um local que estamos ansiosos em visitar. São dois rivais próximos, que estiveram na Copa do Mundo, e esperamos uma grande atmosfera. Queremos muito ver o jogo tecnicamente, observar os comportamentos. Será um grande prazer assistir a este clássico neste estádio.”

Mudanças no elenco do Bayer

"É impossível substituir um jogador como Florian Wirtz. Mas o que o Bayer fez de ótimo no passado foi desenvolver jovens jogadores. O Bayer 04 sempre mostrou um bom caminho para os jovens jogadores. Veremos quem será o próximo Kai Havertz ou Florian Wirtz. Talvez seja Ibrahim Maza, mas temos muitos jogadores talentosos. Eles precisam aproveitar as oportunidades.”

“No futebol, sempre há transferências; os times não se mantêm juntos por anos. Então, como clube, você precisa construir novos times com bons jogadores. O Bayer é um clube muito bom em termos de gestão e elenco. Agora, queremos trazer uma nova energia para o time, construir um time forte para ter a chance de ganhar mais títulos.”

Admiração pelo futebol brasileiro

“O futebol brasileiro é especial; nos proporcionou tantos momentos felizes. Para nós, europeus, é sempre um prazer assistir ao futebol brasileiro. O Brasil nos proporcionou tantos momentos de paixão, alegria e momentos simplesmente históricos, com títulos. Começando com Pelé, há muito tempo, mas desde então, surgiram tantos grandes jogadores do Brasil. O futebol é muito popular e tenho sorte de ter trabalhado com tantos brasileiros. É um prazer estar aqui.”

Comparação entre Premier League e Bundesliga

“A Bundesliga é uma liga muito competitiva. Os estádios são magníficos. A Premier League também é fantástica, mas são culturas diferentes. Os clubes alemães, com grandes participações em clubes europeus, mostram isso. É uma liga muito equilibrada, é uma experiência diferente da Premier League. Agora, quero sentir a Bundesliga. Estou ansioso por isso. É difícil fazer comparações, mas talvez eu tenha a experiência das duas melhores ligas.”

Amistoso contra o Sub-20 do Flamengo

"É o primeiro teste para nós, o time sub-20 do Flamengo estará em melhor forma física. Eles estão no meio da temporada, e nós estamos apenas começando nossa preparação. Eles têm bons jogadores; é um grande desafio para nós em nosso primeiro jogo de pré-temporada.”

A pré-temporada do Bayer no Rio de Janeiro

Em preparação para a temporada 2025/26, o Bayer é o primeiro clube da Bundesliga a realizar pré-temporada na América do Sul. Baseado no Rio de Janeiro, o clube alemão está treinando no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, até o dia 23 de julho.

Nesta sexta (18), a equipe comandada por Erik Tem Hag disputará um amistoso contra o Sub-20 do Flamengo no Estádio da Gávea, às 14h30 (de Brasília). A Itatiaia fará a cobertura do evento.

Além de Erik Ten Hag, Simon Rolfes, diretor administrativo, e Fernando Carro, CEO do Bayer, atenderam a imprensa e explicaram a escolha do Rio de Janeiro como sede da pré-temporada.

“O Bayer tem uma longa história com o Brasil. Sentimos o amor pelo futebol aqui neste lindo país. É especial para nós começar nossos preparativos aqui. Esperamos levar o espírito do Brasil conosco. Espero encontrar alguns antigos colegas e lendas do futebol aqui”, afirmou Simon Rolfes.

“Todo mundo que ama futebol ama o Brasil. O Brasil tem grandes clubes e grandes jogadores. Tentamos nos inspirar nas pessoas e no país daqui. É uma ocasião especial para nós estar aqui no Brasil, porque a Bayer AG tem uma forte conexão com o país – nós, da Bayer 04, tivemos 24 jogadores brasileiros em nossos elencos nos últimos anos”, seguiu Fernando Carro.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.