Reforço do
Neto, que atuou no Barcelona-ESP, Juventus-ITA e Arsenal-ING, entre outros clubes em 15 temporadas no futebol europeu, escolheu Taffarel e Dida em dois aspectos do “goleiro perfeito": posicionamento e saída do gol, respectivamente.
Campeão do mundo pelo Brasil em 1994, Taffarel defendeu o Galo por 191 jogos entre 1995 e 1998, sendo campeão mineiro (1995), da Copa Conmebol e da Copa Centenário BH, ambos em 1997.
Dida fez 287 partidas pela Raposa, entre 1994 e 1998, e conquistou nada menos do que uma Libertadores, uma Copa do Brasil, quatro Mineiros, uma Copa Ouro e uma Copa Máster da Supercopa.
Conmebol confirma inscrição de quatro reforços do Botafogo na Libertadores Dirigente admite surpresa com ‘sim’ de Neto ao Botafogo: ‘Não esperava’
Valdés e Petr Cech, nomes marcantes de Barcelona e Chelsea, Ederson e Ter Stegen, atuais goleiros de Manchester City e Barcelona, respectivamente, também tiveram qualidades escolhidas.
Confira, abaixo, o “goleiro perfeito” de Neto, novo reforço do Botafogo:
- Posicionamento: Taffarel
- Reflexo: Victor Valdés
- Segurança: Petr Čech
- Saída do gol: Dida
- Jogo com os pés: Ederson
- Cara a cara: Ter Stegen
- Liderança: Jefferson
- Referência: Norberto Antônio
Legado de Betão, o pai de Neto
Ao chegar no Glorioso, Neto elegeu Jefferson, ídolo alvinegro, como “líder”. Como “referência”, a escolha foi por Norberto, seu pai, que fez parte do elenco do Botafogo na década de 1980.
“É uma coincidência bastante grande. Sou muito grato por ter a família que eu tenho e conseguir me transformar num goleiro profissional é justo ao meu pai, e como a maioria de todos os brasileiros, crianças, saí do interior e meu sonho era ser jogador de futebol. Tendo meu pai como pilar e referência, isso me motivou e serviu como exemplo e motivação para lutar e buscar a ser alguém na minha vida”, disse Neto em sua apresentação.
A concorrência com John e Léo Linck
A busca do Botafogo no mercado por um goleiro aconteceu no momento em que John esteve perto de transferir-se para o West Ham,
Por conta da negociação, John foi substituído por Léo Linck contra Bragantino e Fortaleza, mas deve voltar à meta contra a LDU, nesta quinta (14), na ida das oitavas de final da Libertadores.
“Eu venho para fazer parte do Botafogo, desse projeto incrível que vem sendo construído, em grandes clubes o nível é altíssimo. Já estive em vestiários com jogadores de altíssimo nível, como o John que tem uma história no clube. Minha intenção é vir ao Botafogo e estou completamente à disposição”, afirmou o novo camisa 22 do Botafogo.
A reformulação do elenco alvinegro
Após os títulos do Brasileirão e da Libertadores, em 2024,
Agora, visando a fase decisiva da temporada, o Glorioso chega a oito reforços apresentados com Neto.
Saídas do Botafogo na atual janela de transferências:
- Jair: vendido ao Nottingham Forest-ING
- Igor Jesus: vendido ao Nottingham Forest-ING
- Gregore: vendido ao Al-Rayyan-CAT
- Elias Manoel: emprestado ao Santa Clara-POR
- Kauê: vendido ao Porto-POR
- Rwan Cruz: emprestado ao Real Salt Lake-EUA
- Patrick de Paula: emprestado ao Estorial-POR
- Yarlen: emprestado ao Tondela-POR
Reforços do Botafogo para o segundo semestre:
- Neto (G): livre no mercado
- Kaio Pantaleão (Z): comprado do Krasnodar-RUS
- Cristhian Loor (G): comprado do Del Valle-EQU
- Álvaro Montoro (M): comprado do Vélez Sarsfield-ARG
- Joaquín Correa (A): livre no mercado
- Arthur Cabral (A): comprado do Benfica-POR
- Danilo (V): comprado do Nottingham Forest-ING
- Jordan Barrera (A): comprado do Junior Barranquilla-COL