Botafogo vira e vence o Fortaleza, que é rebaixado à Série B do Brasileiro

Glorioso termina a Série A com vitória no Nilton Santos e vaga na Libertadores. Apesar da reação com Martín Palermo, o Leão não evita a queda para a segunda divisão nacional

Botafogo x Fortaleza: jogadores disputam a bola no Estádio Nilton Santos

Em partida dramática, o Botafogo venceu o Fortaleza por 4 a 2, neste domingo (7), na última rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado confirma o Glorioso na Libertadores de 2026, mas teve gosto amargo para o Leão, que está rebaixado para a segunda divisão.

A partida teve golaços e alternâncias no placar. Jogando a “vida”, o Fortaleza abriu o placar com Breno Lopes, mas Montoro e Arthur Cabral viraram para o Glorioso. Bareiro, de pênalti, deixou tudo igual na segunda etapa, e Marçal e Ponte garantiram a vitória alvinegra.

O time de Davide Ancelotti, invicto há dez rodadas, termina a Série A na sexta posição com 63 pontos. O Fortaleza encerra a campanha com 43 pontos, na 18ª posição da tabela.

Reação tardia do Leão

A derrota para o Botafogo encerrou uma série de nove jogos de invencibilidade do Leão. A reação sob comando de Martín Palermo não foi suficiente para evitar o rebaixamento.

Em 17 rodadas com o técnico, foram oito vitórias - quatro consecutivas -, quatro empates e cinco derrotas. O Leão somou 28 dos 43 pontos com o técnico argentino.

Botafogo na Libertadores

Pela primeira vez na história, o Botafogo disputará a terceira edição consecutiva da Libertadores em 2026. Resta saber em qual fase o Glorioso irá iniciar a competição.

Com os resultados deste domingo (7), o time de Davide Ancelotti terminou o Brasileirão em sexto lugar, garantindo a vaga nas fases preliminares da Copa. A situação pode mudar a depender do Campeão da Copa do Brasil. Se Cruzeiro ou Fluminense forem campeões, uma vaga direta na fase de grupos será aberta via Campeonato Brasileiro.

Leia também

Golaço de Breno Lopes

O responsável por abrir o placar no Nilton Santos foi Breno Lopes. E foi um golaço. O Fortaleza recuperou a bola no campo de ataque com Pikahu e Bareiro fez o pivô. Da entrada da área, o atacante acertou o ângulo direito do goleiro Raul: 1 a 0 aos 16 minutos.

Botafogo x Fortaleza: Breno Lopes vibra com o golaço marcado no Nilton Santos

Botafogo entra no jogo

A partida seguiu em ritmo lento e as alta temperatura fez com que o jogo fosse interrompido para hidratação dos atletas. O Botafogo entrou no jogo a partir dos 25 minutos. Artur acertou o travessão, e Marlon Freitas também teve boa oportunidade de marcar.

Montoro deixa tudo igual

O segundo golaço da partida foi de Montoro. Aos 50 minutos, o argentino recebeu na entrada da área e pôs a bola no ângulo esquerdo de Brenno, que nada pôde fazer: 1 a 1!

Botafogo x Fortaleza: Montoro fez o gol do Glorioso no primeiro tempo no Nilton Santos

Com o empate no Nilton Santos, o Fortaleza foi para o intervalo fora da zona de rebaixamento, acima de Vitória e Internacional que também estavam empatando.

Arthur Cabral vira o placar

A bola mal rolou para o segundo tempo e Arthur Cabral colocou o Botafogo na frente do placar. Vitinho fez boa jogada e cruzou para o camisa 98, que marcou de peixinho: 2 a 1 aos dois minutos! Os resultados parciais colocavam o Fortaleza no Z4 neste momento.

Fortaleza busca o empate

O time de Palermo foi para o “tudo ou nada”. Em escanteio para o Fortaleza, o Botafogo encaixou contra-ataque e chegou a marcar o terceiro gol com Barrera, mas o lance foi revisado pelo VAR e um pênalti a favor do Leão foi marcado por toque de mão de Marçal.

Aos 10 minutos, Bareiro deslocou Raul na cobrança e empatou o jogo no Nilton Santos: 2 a 2!

Marçal garante vitória do Botafogo

Aos 38, Santi Rodríguez cobrou escanteio e Marçal, de cabeça, fez o gol da vitória do Botafogo: 3 a 2!

No “tudo ou nada” do Fortaleza, Mateo Ponte marcou em contra-ataque e definiu o placar: 4 a 2 aos 49!

Botafogo 4x2 Fortaleza

Botafogo

Raul; Vitinho (Ponte), Marçal, Gabriel e Alex Telles (Cuiabano); Allan, Marlon Freitas e Montoro; Artur (Santi Rodríguez), Jordan Barrera e Arthur Cabral - Técnico: Davide Ancelotti.

Fortaleza

Brenno; Mancuso, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Diogo Barbosa (Weverson); Pierre (Rodrigo), Lucas Sasha e Pochettino; Yago Pikachu (Rossetto), Breno Lopes (Lucas Crispim) e Bareiro (Deyverson) - Técnico: Martín Palermo.

  • Gols: Breno Lopes (16'/1ºT) e Bareiro (10'/2ºT), do Fortaleza; Montoro (49'/1ºT), Arthur Cabral (2'/2ºT), Marçal (38'/2ºT) e Mateo Ponte (49'/2ºT), do Botafogo
  • Cartão amarelo: Mancuso, Rodrigo e Bareiro (FOR)
  • Cartão vermelho: Não houve.
  • Renda e público: Ainda não informado.
  • Motivo: Jogo da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Data e hora: 7 de dezembro de 2025, às 16h (de Brasília)
  • Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
  • Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
  • VAR: Wagner Reway (SC)
  • Onde assistir: Globo, Premiere e Tempo Real da Itatiaia Esporte
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...