Em partida dramática, o
A partida teve golaços e alternâncias no placar. Jogando a “vida”, o Fortaleza abriu o placar com Breno Lopes, mas Montoro e Arthur Cabral viraram para o Glorioso. Bareiro, de pênalti, deixou tudo igual na segunda etapa, e Marçal e Ponte garantiram a vitória alvinegra.
O time de Davide Ancelotti, invicto há dez rodadas, termina a Série A na sexta posição com 63 pontos. O Fortaleza encerra a campanha com 43 pontos, na 18ª posição da tabela.
Reação tardia do Leão
A derrota para o Botafogo encerrou uma série de nove jogos de invencibilidade do Leão. A reação sob comando de Martín Palermo não foi suficiente para evitar o rebaixamento.
Em 17 rodadas com o técnico, foram oito vitórias - quatro consecutivas -, quatro empates e cinco derrotas. O Leão somou 28 dos 43 pontos com o técnico argentino.
Botafogo na Libertadores
Pela primeira vez na história, o Botafogo disputará a terceira edição consecutiva da Libertadores em 2026. Resta saber em qual fase o Glorioso irá iniciar a competição.
Com os resultados deste domingo (7), o time de Davide Ancelotti terminou o Brasileirão em sexto lugar, garantindo a vaga nas fases preliminares da Copa. A situação pode mudar a depender do Campeão da Copa do Brasil. Se Cruzeiro ou Fluminense forem campeões, uma vaga direta na fase de grupos será aberta via Campeonato Brasileiro.
Golaço de Breno Lopes
O responsável por abrir o placar no Nilton Santos foi Breno Lopes. E foi um golaço. O Fortaleza recuperou a bola no campo de ataque com Pikahu e Bareiro fez o pivô. Da entrada da área, o atacante acertou o ângulo direito do goleiro Raul: 1 a 0 aos 16 minutos.
Botafogo x Fortaleza: Breno Lopes vibra com o golaço marcado no Nilton Santos
Botafogo entra no jogo
A partida seguiu em ritmo lento e as alta temperatura fez com que o jogo fosse interrompido para hidratação dos atletas. O Botafogo entrou no jogo a partir dos 25 minutos. Artur acertou o travessão, e Marlon Freitas também teve boa oportunidade de marcar.
Montoro deixa tudo igual
O segundo golaço da partida foi de Montoro. Aos 50 minutos, o argentino recebeu na entrada da área e pôs a bola no ângulo esquerdo de Brenno, que nada pôde fazer: 1 a 1!
Botafogo x Fortaleza: Montoro fez o gol do Glorioso no primeiro tempo no Nilton Santos
Com o empate no Nilton Santos, o Fortaleza foi para o intervalo fora da zona de rebaixamento, acima de Vitória e Internacional que também estavam empatando.
Arthur Cabral vira o placar
A bola mal rolou para o segundo tempo e Arthur Cabral colocou o Botafogo na frente do placar. Vitinho fez boa jogada e cruzou para o camisa 98, que marcou de peixinho: 2 a 1 aos dois minutos! Os resultados parciais colocavam o Fortaleza no Z4 neste momento.
Fortaleza busca o empate
O time de Palermo foi para o “tudo ou nada”. Em escanteio para o Fortaleza, o Botafogo encaixou contra-ataque e chegou a marcar o terceiro gol com Barrera, mas o lance foi revisado pelo VAR e um pênalti a favor do Leão foi marcado por toque de mão de Marçal.
Aos 10 minutos, Bareiro deslocou Raul na cobrança e empatou o jogo no Nilton Santos: 2 a 2!
Marçal garante vitória do Botafogo
Aos 38, Santi Rodríguez cobrou escanteio e Marçal, de cabeça, fez o gol da vitória do Botafogo: 3 a 2!
No “tudo ou nada” do Fortaleza, Mateo Ponte marcou em contra-ataque e definiu o placar: 4 a 2 aos 49!
Botafogo 4x2 Fortaleza
Botafogo
Raul; Vitinho (Ponte), Marçal, Gabriel e Alex Telles (Cuiabano); Allan, Marlon Freitas e Montoro; Artur (Santi Rodríguez), Jordan Barrera e Arthur Cabral - Técnico: Davide Ancelotti.
Fortaleza
Brenno; Mancuso, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Diogo Barbosa (Weverson); Pierre (Rodrigo), Lucas Sasha e Pochettino; Yago Pikachu (Rossetto), Breno Lopes (Lucas Crispim) e Bareiro (Deyverson) - Técnico: Martín Palermo.
- Gols: Breno Lopes (16'/1ºT) e Bareiro (10'/2ºT), do Fortaleza; Montoro (49'/1ºT), Arthur Cabral (2'/2ºT), Marçal (38'/2ºT) e Mateo Ponte (49'/2ºT), do Botafogo
- Cartão amarelo: Mancuso, Rodrigo e Bareiro (FOR)
- Cartão vermelho: Não houve.
- Renda e público: Ainda não informado.
- Motivo: Jogo da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e hora: 7 de dezembro de 2025, às 16h (de Brasília)
- Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
- VAR: Wagner Reway (SC)
- Onde assistir: Globo, Premiere e
Tempo Real da Itatiaia Esporte