Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Apresentado no Botafogo, Neto projeta concorrência com John: ‘Altíssimo nível’

Após passagens por grandes clubes da Europa, o goleiro de 36 anos assina com o Botafogo até junho de 2027

Neto, goleiro brasileiro do Bournemouth, interessa ao Botafogo

Apresentado como reforço do Botafogo nesta segunda-feira (11), Neto já se colocou à disposição de Davide Ancelotti para atuar pelo Glorioso. Ao garantir que está bem fisicamente, o novo camisa 22 também projetou a disputa pela posição com John e os objetivos que tem no retorno ao futebol brasileiro.

“Estou ótimo, posso jogar. Fisicamente estou muito bem, estava em pré-temporada há mais de um mês. Estou me sentindo muito bem, tive alguns treinamentos. Agradeço ao clube por todo suporte. Estou muito tempo fora (do Brasil) e precisava de um apoio”, respondeu Neto.

“Acredito que títulos todos jogadores querem. É o que fica de legado. O que carrego comigo é fazer parte de um ambiente que faz sentido. Busco isso no meu dia a dia. Estar por estar não é o suficiente. Estive em vários ambientes e ligas importantes e sempre por decisão minha, por ver sentido, como vejo sentido e me sinto ambientado no Botafogo.

Neto deixou o Bournemouth, da Inglaterra, e assinou contrato com o Glorioso até julho de 2027. O atleta desembarcou no Rio de Janeiro e já está regularizado junto à CBF.

    Formado no Athletico, Neto retorna ao futebol brasileiro após 15 temporadas. Na Europa, o goleiro atuou por clubes como Juventus-ITA, Barcelona-ESP, Bournemouth-ING e Arsenal-ING.

    O novo camisa 22 do Glorioso deve ser o quinto reforço inscrito pelo Botafogo para as oitavas de final da Libertadores. Confira as demais trocas na lista do Alvinegro na Copa!

    Leia também

    A concorrência com John e Léo Linck

    A busca do Botafogo no mercado por um goleiro aconteceu no momento em que John esteve perto de transferir-se para o West Ham, mas os ingleses voltaram atrás de acordo encaminhado.

    Por conta da negociação, John foi substituído por Léo Linck contra Bragantino e Fortaleza, mas deve voltar à meta contra a LDU, nesta quinta (14), na ida das oitavas de final da Libertadores.

    “Eu venho para fazer parte do Botafogo, desse projeto incrível que vem sendo construído, em grandes clubes o nível é altíssimo. Já estive em vestiários com jogadores de altíssimo nível, como o John que tem uma história no clube. Minha intenção é vir ao Botafogo e estou completamente à disposição”, afirmou o novo camisa 22 do Botafogo.

    Confira, abaixo, mais respostas de Neto, novo goleiro do Botafogo:

    Retorno ao Brasil neste momento
    “Sai do Brasil muito jovem e passou muito rápido. Algum tempo atrás, não saberia dizer se voltaria, mas nossa carreira é dinâmica. As coisas acontecem e temos que tomar decisões rápidas. Ano passado tive um amadurecimento muito grande. O que pesa é minha família, tenho dois filhos maravilhosos e quero dar experiência para eles, participar da minha carreira. Queria que eles participassem dessa fase e isso foi fundamental nessa decisão.”

    Experiência no futebol europeu
    “Acredito que poderá ajudar bastante por estar aqui, a experiência nos faz aprender, com os anos, com os erros, com o que fazemos. Será interessante, pois também aprenderei muito com essa nova geração, com o futebol brasileiro e o vestiário fantástico do Botafogo. Só espero coisas boas. O Botafogo colocou a régua alta, vamos ter que trabalhar muito, estar muito concentrados. É o que busco.”

    Seleção Brasileira
    “Meu objetivo principal e único é performar no Botafogo. Em todos clubes que tive sequência, consegui mostrar minha personalidade, sempre consegui grandes resultados. A Seleção Brasileira é consequência do trabalho do dia a dia. Meu foco é completamente no Botafogo. Trabalhar, ser feliz, e o que tiver que acontecer, estarei de braços abertos.”

    Projeto do Botafogo
    “Vejo o Botafogo como um projeto que já vem demonstrando resultados. Fez um ano incrível, procuro chegar, ajudar e aprender muito. Tenho muito o que aprender com o que foi feito.”

    Legado do pai, que atuou no Botafogo
    “Em relação ao meu pai, sou muito grato pela família que tenho e conseguir me transformar em goleiro profissional é pelo meu pai. Como a maioria das crianças brasileiras, esse era meu sonho. Sabemos a dificuldade. Tendo meu pai como pilar e referência, me motivou e serviu como exemplo para ser alguém na vida.”

    Conversa com Davide Ancelotti e possibilidade de rodízio na posição
    “Com relação ao mister, ao Davide, foi tudo muito rápido, conversei com ele rapidamente, pelo fato de eu falar italiano também ajuda bastante, mas eu cheguei e eles já viajaram, não tivemos tempo de conversar ainda.”

    A reformulação do elenco alvinegro

    Após os títulos do Brasileirão e da Libertadores, em 2024, o elenco do Botafogo já havia sido reformulado na janela de transferência do início do ano, com mais de 20 saídas e chegadas.

    Agora, visando a fase decisiva da temporada, o Glorioso chega a oito reforços apresentados com Neto. O time de Davide Ancelotti é o único “vivo” nas três principais competições do Brasil.

    Saídas do Botafogo na atual janela de transferências:

    • Jair: vendido ao Nottingham Forest-ING
    • Igor Jesus: vendido ao Nottingham Forest-ING
    • Gregore: vendido ao Al-Rayyan-CAT
    • Elias Manoel: emprestado ao Santa Clara-POR
    • Kauê: vendido ao Porto-POR
    • Rwan Cruz: emprestado ao Real Salt Lake-EUA
    • Patrick de Paula: emprestado ao Estorial-POR
    • Yarlen: emprestado ao Tondela-POR

    Reforços do Botafogo para o segundo semestre:

    • Neto (G): livre no mercado
    • Kaio Pantaleão (Z): comprado do Krasnodar-RUS
    • Cristhian Loor (G): comprado do Del Valle-EQU
    • Álvaro Montoro (M): comprado do Vélez Sarsfield-ARG
    • Joaquín Correa (A): livre no mercado
    • Arthur Cabral (A): comprado do Benfica-POR
    • Danilo (V): comprado do Nottingham Forest-ING
    • Jordan Barrera (A): comprado do Junior Barranquilla-COL
    Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.