COO da Sportheca, Gustavo Verginelli apontou, neste domingo (14), os desafios dos clubes para manter as pessoas interessadas em consumir futebol. Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o especialista destacou que o esporte tem ‘brigado’ com outras opções de entretenimento.
“Entendo que essa guerra não é travada dentro da indústria do futebol; ela é travada com as outras opções de entretenimento. Então, essa é a guerra que os clubes já estão travando. Talvez a maioria ainda não tenha percebido, mas já estão travando e vai ficar cada vez mais latente”, afirmou.
“Se o hábito de consumo de futebol – seja conteúdo, seja prática, seja jogo, não importa o que for – continuar estabelecido e evoluir, beleza, não vai ter problema para dividir os torcedores, porque, como eu falei, os torcedores já têm o caminho deles. (...) Agora, se esse hábito começar a perder espaço para outros consumos, aí é que está o problema. Porque isso hoje vem de todos os lugares e de empresas e indústrias muito mais maduras do ponto de vista de tecnologia”, acrescentou.
Verginelli citou o Fortaleza como bom exemplo de inovação na relação com o torcedor. Ele relembrou uma reunião que teve com Rogério Ceni quando este era técnico do Tricolor do Pici.
“Vou confidenciar uma reunião que a gente fez. Estávamos em uma conversa com Rogério Ceni e estávamos apresentando a lógica de entretenimento para o Leão (como eles se chamam lá, no Fortaleza). Eu falei: '(...) Vou precisar muito da sua ajuda’. Daí ele falou: ‘Isso vai trazer receita para o Fortaleza?’. Falei: ‘Vai’. E ele: ‘Então a gente vai dar um jeito’”, revelou.
“Acho que a indústria, como um todo, precisa pensar que aquilo é uma diversão, que aquilo é entretenimento e que, quando não ganha, é chato, mas tudo bem, acontece. Vamos batalhar para na próxima a gente tentar ganhar. E acho que é por isso que eles estão sempre no modo de defesa”, seguiu.
“O Fortaleza consegue quebrar um pouco isso. A própria torcida é muito mais bem-humorada; eles brincam, o mosaico é maravilhoso. É uma coisa mais lúdica e bem menos bélica do que aqui no eixo Rio-São Paulo, onde às vezes o jogo parece meio bélico. Se for parar para pensar, o futebol foi feito para as pessoas se divertirem”, finalizou.
CNN Esportes S/A
Apresentado por João Vitor Xavier, o CNN Esportes S/A aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
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