Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro de Tite ganha tempo para tirar ‘pedra no sapato’ e retornar à final do Mineiro

Clube celeste terá ‘semana livre’ pela primeira vez em 2026, mas resultados recentes mantém o alerta ligado para a inconstância defensiva

Lucas Villalba está de volta e pode ser o trunfo da defesa do Cruzeiro para buscar a regularidade em 2025

O Cruzeiro e o técnico Tite terão, pela primeira vez em 2026, uma semana cheia de treinos antes da semifinal do Campeonato Mineiro, contra o Pouso Alegre. A vitória sobre a URT, no último sábado (14), aliviou a pressão, mas manteve aceso o alerta para a falta de consistência defensiva do time celeste na temporada.

Em 11 jogos, a Raposa sofreu 15 gols. Além disso, apenas em três partidas o goleiro Cássio saiu de campo sem ser vazado.

Mesmo nas duas últimas apresentações, em que não foi derrotado, o Cruzeiro voltou a sofrer gols. Diante do Mirassol, levou dois. Já contra a URT, em Patos de Minas, o cenário indicava uma vitória sem sustos defensivos, mas, nos minutos finais, os donos da casa diminuíram o placar.

Tite admite problema defensivo

Na entrevista coletiva após a última partida, Tite elogiou o desempenho da equipe na vitória, mas fez questão de destacar o incômodo com o gol sofrido no fim.

“Eu falei com eles no intervalo sobre essa consistência. A equipe tem que ter satisfação em terminar o placar com o ‘zero’ do adversário. Estávamos próximos de fazer isso. Nos últimos três jogos a gente tem marcado, criado, mas precisamos trazer essa consistência, esse equilíbrio que buscamos”, afirmou.

Tite, treinador do Cruzeiro, em entrevista coletiva após vitória sobre a URT

No recorte citado pelo treinador, o Cruzeiro foi derrotado em casa pelo Coritiba por 2 a 1, após sofrer a virada. Em seguida, empatou por 2 a 2 com o Mirassol e venceu a URT, por 2 a 1.

Segundo Tite, os ajustes vêm sendo feitos durante as próprias partidas, em razão do calendário apertado. Por isso, a semana livre pode representar a oportunidade ideal para corrigir falhas.

“Fiquei chateado, confesso, por termos tomado um gol que não podíamos ter tomado. Mas faz parte do processo de evolução da equipe, de ganhar solidez e manter a criatividade. Esse ponto de equilíbrio a gente está buscando. Nem tem sido no treino, tem sido nos jogos, em função do calendário”, completou.

Leia também

Reforço como trunfo

Para buscar a regularidade defensiva, Tite conta com o retorno de Lucas Villalba. O zagueiro argentino, que estava sem jogar desde a ida da semifinal da Copa do Brasil de 2025, foi titular no jogo diante do Trovão Azul, e pode ser o trunfo do clube celeste para a defesa na continuidade da temporada.

Ao ser entrevistado após o retorno, Villalba comentou sobre a situação física. Ele agradeceu aos profissionais do Cruzeiro pela recuperação.

“Consegui jogar até ter câimbra. Sabia que poderia acontecer, pois estava dois meses sem jogar. Em linhas gerais me senti bem, e o mais importante é que não senti nada no tornozelo, então gostaria de publicamente agradecer ao pessoal médico do Cruzeiro, a todos que me ajudaram na fisioterapia e massagem”, completou.

O defensor argentino jogou 75 minutos na última rodada da primeira fase do campeonato mineiro.

Foco no Pouso Alegre

Agora, o Cruzeiro tenta superar essa “pedra no sapato” para voltar à final do Campeonato Mineiro. Em 2025, o clube foi eliminado pelo América ainda na semifinal e ficou fora da decisão.

O foco, portanto, se volta para o Pouso Alegre, adversário na semifinal estadual. O primeiro jogo será com mando do Dragão do Mandu. A partida de volta está marcada para o Mineirão.

Serão sete dias entre o jogo derradeiro da primeira fase e o primeiro jogo decisivo.

Semifinal do Campeonato Mineiro

  • Ida
  • 21/02 (sábado) às 18h30 (de Brasília) - Pouso Alegre x Cruzeiro
  • Volta
  • 28/02 (sábado) às 18h30 - Cruzeiro x Pouso Alegre

Números do Cruzeiro na temporada 2026

  • 11 jogos
  • 5 vitórias
  • 1 empate
  • 5 derrotas
  • 17 gols marcados
  • 15 gols sofridos
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...