Ouvindo...

Everson e Cássio fazem duelo à parte em Atlético x Cruzeiro pela Copa do Brasil

Goleiros vivem boa fase e se destacam como pilares de suas equipes às vésperas do clássico decisivo nas quartas de final

Everson e Cássio farão duelo a parte no clássico pela Copa do Brasil

Atlético e Cruzeiro se enfrentam pelas quartas de final da Copa do Brasil em um dos confrontos mais aguardados da competição. Além da rivalidade histórica, o clássico mineiro desta vez traz um duelo à parte entre dois dos goleiros mais experientes e regulares do futebol brasileiro: Everson, do Galo, e Cássio, da Raposa.

Ambos têm sido fundamentais em suas equipes ao longo da temporada e chegam em alta para o confronto eliminatório.

Números em 2025

Na soma das partidas oficiais em 2025, os números de Everson e Cássio impressionam. O goleiro do Atlético já disputou 43 jogos, sofreu 35 gols e saiu de campo 21 vezes sem ser vazado. Já Cássio, com 36 partidas, levou 29 gols e manteve a meta intacta em 14 oportunidades.

No Campeonato Brasileiro, o equilíbrio também é evidente. Cássio tem 20 jogos, com nove partidas sem sofrer gol, tem 59 defesas no total — 34 delas em finalizações dentro da área — e ainda defendeu um pênalti. Everson, por sua vez, atuou em 18 jogos, com sete “clean sheets”, 51 defesas, sendo 24 em finalizações de dentro da área.

Everson em 2025

  • 43 jogos
  • 35 gols sofridos
  • 21 jogos sem sofrer gol

Cássio em 2025

  • 36 jogos
  • 29 gols sofridos
  • 14 jogos sem sofrer gol

Everson no Campeonato Brasileiro 2025

  • 18 jogos
  • 7 jogos sem sofrer gol
  • 51 defesas (24 em chutes de dentro da área)

Cássio no Campeonato Brasileiro 2025

  • 20 jogos
  • 9 jogos sem sofrer gol
  • 59 defesas (34 em finalizações de dentro da área)

Decisivos na Copa do Brasil

A classificação de Atlético e Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil passou diretamente pelas mãos de seus goleiros.

Contra o CRB, Cássio foi herói ao defender um pênalti na reta final do confronto, dos pés de Gegê. A intervenção impediu que o duelo se encaminhasse para as penalidades.

Já Everson brilhou na classificação do Atlético sobre o Flamengo. Nas penalidades, defendeu a cobrança de Samuel Lino e ainda converteu o último pênalti da série para selar a vaga atleticana.

Pela Copa Sul-Americana, o goleiro alvinegro também teve atuação fundamental na classificação diante do Atlético Bucaramanga, da Colômbia, nos playoffs do torneio continental. Na disputa por pênaltis, ele defendeu duas cobranças e foi novamente decisivo para o avanço do time atleticano.

Atlético x Cruzeiro

Atlético e Cruzeiro se encontram nas quartas de final da Copa do Brasil após trajetórias distintas de cada um. O Galo iniciou na primeira fase e bateu Tocantinópolis-TO, Manaus-AM, Maringá-PR e Flamengo para chega a essa altura da competição.

O time celeste, por sua vez, começou já na terceira fase por ter terminado o Campeonato Brasileiro de 2024 entre os nove primeiros colocados, na nona colocação, com 52 pontos. Até aqui, a equipe azul superou Vila Nova‑GO e o CRB-AL.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.