O Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite deste domingo (1°), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A partida foi válida pela quinta rodada do
O duelo foi marcado pela forte chuva, que afetou diretamente no desempenho das equipes. O temporal na capital fluminense interrompeu o jogo no primeiro tempo por aproximadamente 15 minutos.
Os dois clubes chegaram ao confronto como líderes de seus respectivos grupos no Carioca, com campanhas idênticas — nove pontos, com três vitórias e uma derrota.
Após o duelo, o Botafogo permanece na liderança do Grupo B, mas viu a sua distância para o vice-líder, Boavista, diminuir para dois pontos. A equipe empatou com o Sampaio Corrêa na rodada por 1 a 1.
Já o Fluminense viu a sua vantagem na ponta da Chave A seguir a mesma. Com 12 pontos somados, o Flu manteve os três tentos de diferença para o Bangu que derrotou o Nova Iguaçu por 2 a 1, fora de casa.
Na última rodada da primeira fase, o Botafogo visita o Vasco, no domingo (8), às 18h30 (de Brasília). No mesmo dia, o Fluminense recebe o Maricá, às 20h.
Partida interrompida nos primeiros minutos
Antes mesmo do início do jogo, já era possível perceber a formação de muitas poças no gramado sintético do estádio do Botafogo. Mesmo assim, o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães resolveu autorizar o começo da partida.
Porém, a bola não rolou por muito tempo. Aos 9 minutos do primeiro tempo, o juíz interrompeu o confronto com o placar em 0 a 0.
Reinicio de jogo
Após aproximadamente 15 minutos de paralização, o árbitro instruiu que o jogo fosse retomado. A chuva diminuiu a sua intensidade e as poças foram removidas em um trabalho conjunto dos gândulas do estádio, que utilizaram rodos para remover a água parada que cobria as grandes áreas defendidas pelos dois goleiros.
1° tempo de poucas oportunidades
O gramado pesado afetou diretamente no futebol praticado pelas duas equipes, que possuem como característica o jogo pelo chão de muitas trocas de passes. O Botafogo finalizou apenas duas vezes à meta defendida por Fábio, que não fez nenhuma defesa no tempo. Já Leo Linck até sujou o uniforme, mas os chutes do Fluminense pouco assustaram o goleiro botafoguense.
Falta direta para o gol
Arana cobrou falta da intermediária e a bola tocou na rede do lado de fora. O lateral tentou surpreender Leo Linck com uma batida direta da faixa esquerda do campo em uma jogada que normalmente seria jogada na área para o cabeceio.
Chance de perigo!
Aos 18 minutos do segundo tempo, Martinelli lança Canobbio nas costas da defesa pela ponta direita. Ele conduziu até a entrada da área e finaliza rasteiro, para a defesa de Leo Linck.
Gol do Fluminense!
Em bonita trama coletiva do Tricolor, a bola chega a Lucho Acosta que acha belo passe por baixo para John Kennedy sair na cara do gol e tirar do goleiro para abrir o placar no Nilton Santos.
Botafogo 0 x 1 Fluminense
Botafogo
Leo Linck; Cadu (Vitinho), Mateu Ponte, Bastos e Marçal; Allan (Danilo), Matheus Martins, Jordan Barrera e Nathan Fernandes (Alex Telles); Artur (Montoro) e Cadir (Santi Rodríguez). Técnico: Martín Anselmi.
Fluminense
Fábio; Guga, Ignácio, Freytes e Arana; Martinelli (Nonato), Bernal e Lima (Savarino); Canobbio (Acosta), Santi Moreno (Serna) e John Kennedy (Everaldo). Técnico: Luis Zubeldía.
- Gols: John Kennedy (Fluminense)
- Cartões amarelos: Leo Linck, Barrera, Santi Rodríguez (Botafogo); Ignácio, John Kennedy (Fluminense)
- Motivo: 5ª rodada do Campeonato Carioca
- Data e horário: Domingo, 1° de fevereiro, às 20h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Nilton Santos
- Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
- Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Gustavo Mota Correia
- VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga