Chegou ao fim a série sem vitórias do
A vitória foi de virada. O Bahia abriu o placar com Sanabria aproveitando erro na saída de bola do Cruzmaltino. Depois, com a expulsão de Jean Lucas, que deu cotovelada no rosto do volante Barros, a equipe de Rogério Ceni não foi capaz de administrar o resultado.
Coutinho, ainda no primeiro tempo, deixou tudo igual em São Januário. Puma Rodríguez e Luciano Juba, contra, definiram a virada.
A situação na Série A
Com a vitória, o Vasco chegou aos 27 pontos em 24 jogos, saltando para a 13ª da tabela.
O Bahia, com 37 pontos em 23 partidas, é o sexto colocado.
Pela 25ª rodada, o Vasco volta a campo no sábado (27): recebe o Cruzeiro em São Januário. O Bahia, no domingo (28), enfrenta o Palmeiras na Arena Fonte Nova.
O erro de Lucas Freitas
A partida teve um início aberto pela sequência de falhas dos times. As equipes de Diniz e Ceni disputaram a posse de bola, mas, mesmo com espaço, eram muitos erros técnicos.
Os melhores lances saíram dos pés de Coutinho, em especial nas bolas paradas. Aos 10 minutos, Nuno desviou cruzamento do camisa 10 e acertou a trave de Ronaldo.
Aos 30, o Vasco saiu jogando no “estilo Diniz”, mas Lucas Freitas devolveu mal o passe para Hugo Moura. Ficou fácil para Sanabria encobrir Léo Jardim e abrir o placar: 1 a 0!
A expulsão de Jean Lucas
Após revisão do árbitro no VAR, Jean Lucas foi expulso por cotovelada no rosto de Barros. Minutos antes, o Vasco pediu a expulsão de Rezende em entrada em Coutinho.
Vasco x Bahia: Jean Lucas foi expulso no primeiro tempo da partida em São Januário
Coutinho deixa tudo igual
Quem mexeu após a expulsão foi Fernando Diniz. O técnico colocou o time para o ataque, substituindo Lucas Freitas, vaiado, pelo atacante David.
Com Hugo Moura de zagueiro, o Vasco cresceu. Após algumas bolas cruzarem a área do Bahia com perigo, Coutinho desviou cruzamento de Cuesta, aos 45, e empatou: 1 a 1!
Empurrado pela torcida em São Januário, o Vasco levou perigo em finalizações de Puma, Coutinho e Andrés Gómez, mas foi para o intervalo em igualdade.
Só o Vasco joga
O time de Rogério Ceni adotou postura ainda mais defensiva na etapa final. Com mais de 80% de posse de bola nos primeiros 15 minutos, só o Vasco jogava.
Puma marca como centroavante
A virada veio na bola parada. Nuno cobrou escanteio pela direita e Puma, subindo como um típico centroavante, desviou no cantinho: 2 a 1 aos 15 minutos!
Gol contra de Luciano Juba
Aos 32, Nuno aproveitou o erro na saída de Mingo e lançou Vegetti. O atacante tentou o cruzamento para Gómez, mas Juba desviou contra o próprio gol: 3 a 1 aos 32!
O placar poderia ter sido maior no fim. Ronaldo, goleiro do Bahia, evitou dois gols de David, enquanto Vegetti perdeu grande oportunidade aos 45 minutos.
Vasco 3 x 1 Bahia
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Lucas Freitas (David) e Puma Rodríguez; Hugo Moura (Matheus Carvalho), Barros e Coutinho (Matheus França); Andrés Gómez (Garré), Nuno Moreira (Lucas Oliveira) e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
Bahia
Ronaldo; Gilberto (Arias), Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Rezende, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Nestor); Michel Araújo (Tiago), Sanabria (Iago) e Willian José (Acevedo). Técnico: Rogério Ceni.
- Gols: Sanabria (30'/1ºT), do Bahia; Coutinho (45'/1ºT), Puma (15'/2ºT) e Luciano Juba (contra, 32'/2ºT), do Vasco
- Cartão amarelo: David (VAS); Gilberto, Everton Ribeiro e Sanabria (BAH)
- Cartão vermelho: Jean Lucas (BAH)
- Renda e público: Não informado.
- Motivo: Jogo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
- Data e hora: 24 de setembro de 2025, às 19h30 (de Brasília)
- Árbitro: João Victor Gobi (SP)
- Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
- Árbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)