Ouvindo...

Comissão da CBF aponta 82% de acerto da arbitragem em lances polêmicos no Brasileirão

Parecer do primeiro turno da competição foi divulgado pela entidade nesta quarta-feira (24)

Equipe de arbitragem da CBF durante treinamento

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na manhã desta quarta-feira (24), o Relatório Estatístico da Arbitragem referente ao primeiro turno da Série A do Brasileiro. O documento, que conta com pareceres feitos pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), aponta índice de 82% de acertos dos 65 lances polêmicos enviados para revisão pelos clubes participantes - 12 erros (18%) e 53 acertos.

O estudo também aponta 99,79% de acerto quando considerados todos os lances dos jogos examinados.

O CCEI é composto por ex-árbitros do quadro de arbitragem da Fifa, como: Néstor Pitana, da Argentina, Nicola Rizzoli, da Itália, e Sandro Meira Ricci, do Brasil. O órgão tem como função analisar lances considerados polêmicos. A avaliação das jogadas pode ser solicitadas pelos clubes da Série A do Brasileiro nos chamados Fóruns Permanentes.

Índice de acerto da arbitragem em Relatório Estatístico da Arbitragem

Segundo a CBF, estes fóruns são realizados todas as segundas-feiras, depois das rodadas, conforme indicados pela Comissão de Arbitragem da entidade.

Ainda conforme estudo divulgado, quando o universo do relatório se expande para o número geral de “grandes decisões” tomadas no primeiro turno - consideradas 5700 - os 12 “erros efetivos” representam somente 0,21% de todos os lances.

Conclusão do Relatório Estatístico da Arbitragem

O que vai à análise do CCEI

A CBF afirmou que lances factuais e interpretativos, em que se identifica “potenciais controvérsias”, são levados para a análise do CCEI.

Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, afirmou que o modelo de análise dos lances tem sido aprovados pelos clubes da elite nacional.

“Um clube, quando recebe uma negativa ou uma decisão contrária ao seu interesse, em primeira instância, pode ser reativo. Entretanto, depois que se explicam as questões relacionadas ao lance e complementa-se com o parecer do CCEI, os clubes em tese têm ficado plenamente satisfeitos. Isso é bom porque serve para todos que participam dessas reuniões”, afirmou.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.