Ouvindo...

Grêmio tenta embalar no Brasileirão contra Botafogo em busca do G4

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (24), às 19h30, em Porto Alegre

André Henrique, do Grêmio, e Arthur Cabral, do Botafogo, devem ser titulares nos respectivos ataques das equipes

O Grêmio recebe o Botafogo nesta quarta-feira (24), às 19h30 (de Brasília), em jogo atrasado pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada na Arena, em Porto Alegre.

O Tricolor chega de uma vitória por 3 a 2 no GreNal, em pleno Beira-Rio, mas precisa recuperar os bons resultados diante do torcedor. Nos últimos três compromissos como mandante, o time gaúcho não conseguiu sair vitorioso. No momento, a equipe soma 28 pontos e ocupa a 12ª colocação.

Já o Glorioso venceu o Atlético por 1 a 0 e permaneceu na 5ª colocação. Os cariocas estão com 39 pontos, três a menos que o Mirassol, primeiro clube dentro da zona de classificação à Copa Libertadores 2026.

Grêmio modificado

Mano Menezes está suspenso, e Thiago Kosloski comandará o Grêmio. O técnico interino não contará com Arthur, expulso contra o Inter, com Cuéllar, preservado, e com Carlos Vinicius, fora por lesão.

André Henrique será o atacante titular. No meio-campo, Dodi ganha espaço e pode formar dupla com Alex Santana. Outra opção é ‘baixar’ Edenillson, abrindo espaço para Cristaldo ser escalado como armador.

Noriega é mais uma alternativa. O volante tem sido utilizado como zagueiro, mas, com o retorno de Kannemann após suspensão, pode voltar à posição de origem.

Na ponta direita, Alysson Edward deve ser escalado no lugar de Pavón.

Um ‘time inteiro’ de problemas para Ancelotti

A vitória sobre o Atlético, com um jogador a menos por mais de 45 minutos no Nilton Santos, renovou o ânimo do Botafogo após uma série de resultados ruins pelo Brasileirão e Copa do Brasil.

Contudo, o técnico Davide Ancelotti lida com mais do que um “time inteiro” de desfalques para enfrentar o Grêmio. São 13 ausências ao todo. As mais recentes ficam por conta de Savarino e Joaquín Correa, com lesões musculares, e Allan, liberado por questões pessoais.

Por outro lado, três titulares estão novamente relacionados: Alex Telles, Artur e Arthur Cabral.

O lateral-esquerdo, com dores, foi preservado do jogo contra o Atlético. Os atacantes, com problemas musculares, desfalcaram o Glorioso nas últimas três partidas.

Neste cenário, o treinador italiano deve promover algumas improvisações, especialmente no meio de campo. Cuiabano pode voltar a atuar na função, ao lado de Newton e Marlon Freitas.

Grêmio x Botafogo

Grêmio

Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Kannemann (Wagner Leonardo) e Marlon; Dodi (Cristaldo), Alex Santana, Edenilson, Willian e Alysson Edward; André Henrique. Técnico: Thiago Kosloski.

Botafogo

Léo Linck; Vitinho, Kaio, Barboza e Alex Telles; Newton, Marlon Freitas e Cuiabano; Matheus Martins, Artur (Jeffinho) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.

  • Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Data e horário: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
  • Árbitro: Lucas Torezin (PR)
  • Auxiliares: Eduardo da Cruz (MS) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
  • VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
  • Onde assistir: Premiere e Tempo Real da Itatiaia Esporte
Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.