Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Corinthians adota cautela com jovens que vão estourar idade na base; entenda

Timão tem uma lista de atletas que não poderão mais defender o sub-20 a partir da próxima temporada

Cúpula do Corinthians acompanhou de perto o empate entre Corinthians e Santos pelo Paulista Sub-20

O Corinthians tem adotado cautela na condução dos atletas que deixarão de ter idade para o sub-20 a partir da próxima temporada. Entre eles estão Caipira (lateral-direito), Fernando Vera (zagueiro), Thomas Rafael (volante) e Léo Agostinho (ponta), todos nascidos em 2005.

Alguns já entram em reta final de contrato. São os casos de Caipira e Thomas Rafael, cujos vínculos vão apenas até o fim de janeiro, após a disputa da Copinha.

A avaliação desses jovens é feita em conjunto pelos departamentos de base e profissional. Por isso, Fabinho Soldado, executivo de futebol, e o técnico Dorival Júnior têm acompanhado de perto partidas e treinamentos do sub-20.

Segundo apuração da Itatiaia, a diretoria não estipulou prazo para definir eventuais promoções ao time principal. As observações se intensificaram durante o Campeonato Paulista Sub-20, e a Copinha será considerada a última oportunidade para os garotos convencerem a comissão técnica. Até aqui, nenhum deles estreou pelo profissional.

Em 2024, alguns jogadores também estouraram a idade, como Kauê (goleiro), Léo Mana (lateral-direito), Caio Garcez (zagueiro/lateral-esquerdo), Renato (zagueiro), Kauê de Deus (volante), Thomas Argentino (volante) e Kayke (meia).

Kauê e Kayke estão com o elenco principal; Léo Mana e Renato foram emprestados; Caio Garcez, Kauê de Deus e Thomas Argentino se despediram do clube.

Situação dos atletas

Caipira

Gabriel Henrique, conhecido como Caipira, é o capitão do sub-20. Lateral direito de origem, também já atuou pela esquerda. Em 2024, disputou 33 jogos (27 como titular), marcou dois gols e deu duas assistências.

Contrato até: 31/1/2026

Thomas Rafael

Volante de marcação, perdeu boa parte da temporada por lesão no ligamento do joelho esquerdo. Recuperado, voltou a atuar com William Batista e se destacou no Paulista Sub-20, organizando a saída de bola ao lado dos zagueiros.

Contrato até: 31/1/2026

Fernando Vera

Zagueiro titular na campanha do vice da última Copinha, chegou a ser observado por Ramón Díaz antes da chegada de Dorival. Em 2024, fez 27 partidas (26 como titular).

Contrato até: 2/7/2026

Léo Agostinho

Revelado como lateral-direito, firmou-se como ponta. Chegou a ser emprestado ao Flamengo de Guarulhos, mas voltou ao Timão e ganhou espaço no sub-20. Em 2025, soma 27 jogos (16 como titular), cinco gols e três assistências. Dorival já observou o atleta em treinos, pela carência de atacantes de beirada no elenco principal.

Contrato até: 31/12/2026

Leia também

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.