Ouvindo...

Atlético revê ‘fantasma do um a mais’ e perde para o Botafogo pelo Brasileiro

Com um jogador a mais em campo pelo terceiro jogo consecutivo, Galo é derrotado no Rio e aumenta jejum de vitória na Série A

Jogadores do Botafogo comemoram gol sobre o Atlético pelo Brasileiro

A cena se repetiu pela terceira vez seguida. Mesmo com um jogador a mais em campo, o Atlético não conseguiu superar o Botafogo, neste sábado (20), assim como aconteceu contra Santos e Bolívar. Ao contrário dos duelos passados, que terminaram empatados, o time comandado por Jorge Sampaoli perdeu por 1 a 0 no duelo da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com a expulsão de Chris Ramos, aos 45 minutos do primeiro tempo, o time mineiro não conseguiu evitar ser vazado. O tento dos donos da casa foi marcado por Santi Rodríguez, aos dois minutos do segundo tempo. Sem vencer há seis jogos no Brasileiro e em situação delicada na competição, os mineiros seguem com 25 pontos e perto da zona de rebaixamento.

O Galo volta a campo na próxima quarta-feira (24) e encara o Bolívar, da Bolívia, na Arena MRV. O jogo, marcado para 19h (de Brasília), vale vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana. Na partida de ida, em solo boliviana, os times empataram por 2 a 2.

Leia também

Mudanças no time do Atlético

Para o confronto na “Cidade Maravilhosa”, o técnico Jorge Sampaoli teve baixas importantes em relação às opções que teve no empate por 2 a 2 com o Bolívar.

Com o terceiro cartão amarelo recebido no empate por 1 a 1 com o Santos, na última rodada da Série A, o volante Alexsander foi suspenso. Já Tomás Cuello, que se lesionou na partida em solo boliviano, terá que passar por cirurgia no tornozelo e dificilmente voltará a atuar em 2025.

Além de duas mexidas para substituir a dupla, o treinador argentino também mexeu em outras posições. Na lateral esquerda, optou por Caio no lugar de Arana; no meio, ele colocou Igor Gomes no lugar de Scarpa. No ataque, além de promover o retorno de Hulk, colocou Reinier na vaga de Rony.

Desfalques no Botafogo

Já o Botafogo pode ter até seis desfalques para a partida. O goleiro Neto e os atacantes Artur e Arthur Cabral estão lesionados e devem seguir fora. Danilo, substituído no intervalo do último jogo, vem atuando com “sobrecarga”, também ficou fora.

Além deles, os atacantes Jordan Barrera, à disposição da Colômbia para o Mundial Sub-20, e Nathan Fernandes, que sofreu uma fratura atuando pela Seleção Brasileira Sub-20, não foram relacionados.

Primeiro tempo

A primeira etapa de jogo foi bastante truncada e com muitas faltas. Os dois times buscaram o ataque, mas não conseguiram mudar o marcador.

O Botafogo, dono da casa, se jogou ao ataque, mas não levou sustos ao goleiro Everson. O Galo, por sua vez, teve boas chances com Reinier e Hulk, mas não aproveitou.

Chris Ramos expulso

Aos 45 minutos, Chris Ramos deu cotovelada em Igor Gomes, após escanteio para o Botafogo. Ao ser chamado pelo VAR, Flávio Rodrigues deu cartão vermelho para o atacante da equipe carioca.

Sampaoli muda

Na volta do intervalo, Sampaoli promoveu duas alterações. Com Lyanco amarelado, ele sacou o zagueiro e colocou Gustavo Scarpa. Guilherme Arana foi acionado no lugar de Caio. Com a mexida na zaga, Fausto Vera passou a fazer a função ao lado de Junior Alonso.

Gol do Botafogo!

Aos dois minutos do segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, o Botafogo abriu o marcador. De cabeça, Santi Rodriguéz deixou o dele, após falha de Natanael. O auxiliar chegou a assinalar impedimento, mas, ao consultar o VAR, o árbitro validou o tento.

Galo sentiu

O Galo sentiu demais o gol tomado. Nos minutos seguintes, o time de Sampaoli nada produziu para empatar e até buscar a virada. O rendimento seguiu bem abaixo do esperado, principalmente pela vantagem número. Enquanto isso, o Botafogo tentava o segundo e chegava bem.

Sampaoli vai para o tudo ou nada

Aos 30 minutos, o técnico argentino sacou Natanael e colocou Bernard; em seguida, colocou Biel no lugar de Reinier.

Placar inalterado

Mesmo com as tentativas do treinador atleticano, e com sete minutos de acréscimo, nada mudou e o placar seguiu inalterado até o apito final.

Botafogo 1 x 0 Atlético

Botafogo

Léo Linck; Vitinho, Kaio Pantaleão, Barboza e Marçal; Newton, Marlon Freitas; Savarino (Joaquín Correa) e Montoro (Cuiabá), Santi Rodríguez e Chris Ramos. Técnico: Davide Ancelotti.

Atlético

Everson; Natanael (Bernard), Lyanco (Gustavo Scarpa), Junior Alonso, Vitor Hugo; Caio Paulista (Guilherme Arana); Fausto Vera, Alan Franco, Igor Gomes (Rony) ; Hulk e Reinier (Biel). Técnico: Jorge Sampaoli.

Gols: Santi Rodríguez, aos 2 minutos do segundo tempo, para o Botafogo;
Cartões amarelos: Marlon Freitas, Marçal, Santi Rodríguez, Montoro (BOT); Hulk, Lyanco (CAM)
Cartão vermelho: Chris Ramos (BOT)

  • Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025
  • Data e hora: 20 de setembro de 2025, às 18h30 (horário de Brasília)
  • Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
  • Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
  • Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Luiz Alberto Negrini Nogueira (SP)
  • Árbitro de vídeo (VAR): Thiago Duarte Peixoto (SP)
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).