Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Em alta, Cruzeiro reencontrará Diniz oito meses após fim de passagem frustrada

Equipe celeste visitará o Vasco neste sábado (27), às 18h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada da Série A do Brasileiro

Fernando Diniz, ex-Cruzeiro, é o técnico do Vasco

O Cruzeiro visita o Vasco neste sábado (27), às 18h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Será o primeiro reencontro entre o time celeste e Fernando Diniz desde a frustrada passagem do técnico pela Toca da Raposa II.

O comandante treinou a equipe cruzeirense entre setembro de 2024 e janeiro de 2025, mas não obteve sucesso. O trabalho encontrou dificuldades para engrenar, e o profissional foi demitido após resultados e apresentações no início deste ano.

Quase quatro meses depois, Diniz assumiu o Vasco para suceder Fábio Carille, demitido justamente após a derrota por 1 a 0 no Cruzeiro, no primeiro turno. Em meio às dificuldades apresentadas, o técnico tem conduzido seu trabalho entre altos e baixos.

O Vasco é semifinalista da Copa do Brasil após eliminar o Botafogo, mas segue ameaçado pelo rebaixamento. O time está em 16º lugar no Brasileirão, com 24 pontos.

Fernando Diniz, treinador do Vasco

Momentos opostos

O atual momento do Cruzeiro é completamente oposto ao que o time vivia na gestão de Fernando Diniz. O último jogo do técnico foi no empate contra o Betim Futebol, pelo Campeonato Mineiro, no dia 25 de janeiro.

A escalação dessa partida, em comparação ao time que foi lançado por Leonardo Jardim, no último jogo, ilustra essa mudança de cenário.

Escalação do Cruzeiro contra o Betim Futebol (25/01): Cássio, William (Villalba), Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Marlon (Marquinhos); Lucas Romero (Eduardo), Matheus Henrique, Matheus Pereira e Dudu (Bolasie); Kaio Jorge (Lautaro Díaz) e Gabigol. Técnico: Fernando Diniz.

Escalação do Cruzeiro contra o RB Bragantino (21/09): Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico Leonardo Jardim.

Diniz deixou um Cruzeiro “desmontado” e sem um estilo de jogo bem definido. Seu sucessor, Leonardo Jardim chegou a Belo Horizonte com a missão de recolocar o time nos trilhos e mudar a filosofia de trabalho.

Até o momento, o português tem tido sucesso no trabalho. Viva nas brigas pelos títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, a equipe celeste retomou a confiança da torcida e atravessa grande momento.

Fernado Diniz durante jogo do Cruzeiro no Mineirão

Retrospecto do Cruzeiro contra Fernando Diniz

  • 11 jogos
  • 3 derrotas do Cruzeiro
  • 3 empates
  • 5 vitórias do Cruzeiro

Cruzeiro de Jardim tem bons resultados contra ex-técnicos em 2025

Em 2025, o Cruzeiro tem se notabilizado como “carrasco” de seus ex-treinadores. Fernando Seabra, Rogério Ceni e Mano Menezes foram vitimados pela equipe de Leonardo Jardim.

Ceni, que treinou a equipe celeste em 2019, perdeu os dois jogos do Campeonato Brasileiro no comando do Bahia: 3 a 0, no Mineirão, e 2 a 1, na Arena Fonte Nova. Bicampeão da Copa do Brasil, Mano Menezes não evitou que o Grêmio fosse goleado pela Raposa por 4 a 1 no Gigante da Pampulha.

Fernando Seabra venceu pelo Bragantino no primeiro turno, mas foi superado por 2 a 1 no último domingo (21).

Cruzeiro no Brasileirão

O Cruzeiro está na segunda posição do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos em 24 partidas. Líder, o Flamengo tem 51 e um jogo a menos. O Palmeiras está na terceira posição, com 49 e duas partidas atrasadas.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.