Ouvindo...

Atlético Nacional perde pênaltis, e São Paulo segura empate na Libertadores

Partida valeu pela ida das oitavas de final da competição e foi disputada na Colômbia

São Paulo levará empate para o jogo de volta, no Morumbis

O São Paulo foi pressionado, mas segurou empate em 0 a 0 com o Atlético Nacional-COL nesta terça-feira (12), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, no Estádio Atanasio Girardot, na Colômbia.

O time colombiano criou mais oportunidades, acertou a trave duas vezes e perdeu dois pênaltis — ambos cometidos pelo zagueiro Ferraresi. As cobranças foram feitas pelo meia Cardona. O jogador finalizou a primeira para fora, e o goleiro Rafael defendeu a segunda penalidade.

Agora, o São Paulo precisa de uma vitória simples na segunda partida para avançar às quartas de final. O jogo de volta acontecerá na próxima terça-feira (19), no Morumbis, às 21h30.

Antes, a equipe treinada por Hernán Crespo entrará em campo neste sábado (16), contra o Sport, na Ilha do Retiro, às 18h30. O confronto valerá pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Atlético Nacional perde pênalti

O Atlético Nacional apostou em pressionar a defesa do São Paulo com marcação alta, além de manipular os encaixes individuais tricolores. Alfredo Morelos, Marlos Moreno e Hinestroza confundiram os três zagueiros são-paulinos e criaram grandes chances. Aos 34 minutos do segundo tempo, Ferraresi cometeu pênalti ao bloquear finalização com o braço. Cardona cobrou, mas finalizou para fora.

São Paulo recebe bolas na trave e comete nova penalidade

O Atlético Nacional aumentou ainda mais o ritmo. Marlos Moreno acertou a trave uma vez, e Hinestroza finalizou no poste poucos minutos depois. Ferraresi cometeu mais um pênalti, ao chegar atrasado em Morelos dentro da área. Cardona bateu no mesmo canto da primeira penalidade, e Rafael defendeu. O São Paulo teve poucas oportunidades — na melhor chance que criou, Luciano finalizou mal, nas mãos do goleiro Ospina.

Depois de perder grandes chances, o Atlético Nacional reduziu o ímpeto ofensivo.

Atlético Nacional 0 x 0 São Paulo

Escalação do Atlético Nacional

Ospina; Andrés Román, Arias, Tesillo e Camilo Cándido; Campuzano, Juan Zapata (Mateus Uribe) e Cardona (Billy Arce); Hinestroza, Marlos Moreno (Bauzá) e Morelos. Técnico: Javier Gandolfi.

Escalação do São Paulo

Rafael; Cédric, Ferraresi, Alan Franco, Sabino e Enzo Díaz; Bobadilla (Pablo Maia), Marcos Antônio e Alisson (Rodriguinho); Luciano (Ferreirinha) e André Silva (Lucas Moura). Técnico: Hernán Crespo.

Gols: -

Cartões amarelos

  • Andrés Román e Alfredo Morelos (Atlético Nacional); Ferraresi e Alisson (São Paulo)

Cartões vermelhos: -

Leia também

  • Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores
  • Data e horário: 12 de agosto de 2025 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia
  • Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
  • Assistentes: Martin Soppi (URU) e Horacio Ferreiro (URU)
  • VAR: Leodan Gonzalez (URU)
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.