A Fifa realizou, nesta quinta-feira (20), o sorteio da repescagem mundial para a Copa do Mundo de 2026, em Zurique, na Suíça. O formato reúne seis seleções, uma de cada confederação — com exceção da Concacaf, que terá duas representantes.
Os classificados são: Bolívia (Conmebol), República Democrática do Congo (CAF), Iraque (AFC), Nova Caledônia (OFC), Jamaica e Suriname (Concacaf). Seleções europeias também não participam,
O sorteio desta quinta definiu os confrontos decisivos. Jamaica e Nova Caledônia se enfrentam em um lado da chave, o vencedor deste confronto jogará contra a República Democrática do Congo para definir um dos classificados.
Do outro lado, Bolívia e Suriname duelam, e o vencedor enfrentará o Iraque, também por uma vaga no Mundial. O torneio será disputado no México, entre 23 e 31 de março de 2026.
Entenda o formato
Com a ampliação da Copa do Mundo de 32 para 48 equipes em 2026, a FIFA reformulou o processo classificatório. As vagas de repescagem agora são definidas em um mini-torneio único, no qual apenas dois países avançam ao Mundial.
O mecanismo é simples:
- Os dois times mais bem colocados no ranking da Fifa entre os participantes — Congo e Iraque, segundo a atualização de novembro — entram diretamente na final dos seus respectivos caminhos.
- As outras quatro seleções disputam duas semifinais. (Jamaica x Nova Caledônia; Bolívia x Suriname)
- Os vencedores desses duelos enfrentam Congo e Iraque nas finais.
- Os campeões de cada caminho garantem vaga na Copa de 2026.
Havia apenas uma restrição: Jamaica e Suriname, por serem da mesma confederação, não poderiam se enfrentar nas semifinais.
Onde será disputado
O torneio acontecerá no México, um dos três países-sede do Mundial ao lado de Estados Unidos e Canadá. A escolha também funciona como evento-teste para verificar operação, logística e estádios antes da competição principal.
O Estádio BBVA, em Monterrey, e o Estádio Akron, em Guadalajara, serão os palcos dos confrontos.