Bielsa rasga elogios a time de técnico brasileiro: ‘Um dos melhores do mundo’

Técnico da seleção uruguaia tem três jogadores da equipe mexicana e falou sobre André Jardine, ex-treinador do São Paulo

André Jardine, treinador do América do México

Para Marcelo Bielsa, técnico da seleção uruguaia, o América do México, equipe treinada pelo brasileiro André Jardine, é uma das melhores do mundo. A equipe é tricampeã consecutiva da Liga MX desde a chegada do treinador em junho de 2023. O comandante argentino deu essa opinião ao atacante Rodrigo Aguirre, em conversas privadas.

O jogador fez essa revelação em entrevista coletiva nesta Data FIFA. Ainda de acordo com Rodrigo, Bielsa costuma reforçar a importância de aproveitar a oportunidade de defender uma equipe desse porte. “Ele sempre me diz para aproveitar o fato de estar em um dos melhores times do mundo. Não do México, mas do mundo. Assim eu me sinto: sortudo por estar no América. Foi no América que encontrei meu lugar na seleção”, conta o atacante, que recebeu sua primeira convocação para o Uruguai aos 30 anos e agora está perto de disputar uma Copa do Mundo.

Aguirre jogou pelo Botafogo em 2018. Ainda em sua entrevista, ele destacou ainda a exigência constante do clube. “Sabemos a pressão que existe no América. O jogo anterior não importa, e é assim que encaro as partidas, tanto no clube quanto na seleção”, afirma o jogador, que foi titular no empate sem gols com o México no último sábado (15).

Outro atleta do América, zagueiro uruguaio Sebastián Cáceres, ainda reformou a percepção internacional sobre o futebol mexicano.

Para ele, a Liga Mexicana é a segunda melhor liga do continente americano, atrás apenas do Brasil. Nesse sentido, chama a atenção pela qualidade dos atletas que chegam da Europa. “Eles sabem que há bons jogadores aqui. Falávamos recentemente sobre isso. Monterrey, América, Tigres, Cruz Azul: todos têm jogadores de categoria, e muitos europeus têm vindo para cá”, afirma. O time mexicano ainda tem o atacante Brian Rodríguez, alvo de muitos clubes do Brasil, no elenco celeste.

André Jardine pelo América

Os elogios de Bielsa chegam justamente no momento em que Jardine entra em mais um ciclo decisivo com o América. Depois de conquistar os títulos dos torneios Apertura 2023, Clausura 2024 e Apertura 2024, além do vice-campeonato no Clausura 2025, o treinador brasileiro se prepara para iniciar mais uma Liguilla no final de novembro, quando enfrenta o Monterrey pelas quartas-de-final do Apertura 2025. Considerado pela imprensa mexicana como peça fundamental da fase mais vitoriosa da história recente do clube, Jardine chega novamente ao mata-mata como um dos principais protagonistas do futebol mexicano.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...