O
A camisa chega com o conceito “O futebol é arte” e reflete a intenção do clube de transformar em estética aquele que é considerado um dos maiores espetáculos individuais já vistos em um Clássico.
A performance que inspirou o novo uniforme completou 20 anos nesta quarta. Naquele jogo, comandado por Frank Rijkaard e com um jovem Lionel Messi entre os titulares, o Barça venceu com um gol de Samuel Eto’o e dois de Ronaldinho, estes quase idênticos. O segundo deles rendeu os improváveis aplausos dos madridistas.
Para marcar esse episódio, a nova camisa traz as tradicionais listras azul-grená em um formato vertical e desestruturado, representando o caminho da bola nos três gols daquela noite. No interior da gola, aparecem círculos com os minutos dos gols: 14, 58 e 77.
Arte, memória e futebol no vídeo de lançamento
O Barcelona apresentou a camisa por meio de uma campanha que faz um paralelo entre esporte e expressão artística. No vídeo divulgado pelo clube, atletas como Marcus Rashford, Roony Bardghji, Alejandro Balde, Marc Bernal, Alexia Putellas, Aitana Bonmatí e Ona Batlle entram no estúdio de um artista fictício, simbolizando a criação de obras-primas dentro de campo.
A peça também inclui referências diretas ao jogo de 2005:
- Rashford observa uma vitrine com réplicas das chuteiras de Ronaldinho;
- Bardghji toca uma superfície que imita um gramado como tela de pintura;
- Imagens dos gols e o som da torcida do Bernabéu completam a homenagem.
Disponibilidade
A nova quarta camisa do Barcelona já está à venda na loja online do clube, em pontos físicos oficiais e no site da Nike. O lançamento inclui versões torcedor e jogador, ambas acompanhadas pelos patches oficiais de competição.