Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

No mercado: jogadores que podem deixar o Fortaleza na janela

Elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda deve passar por mudanças em diversos setores ao longo das duas janelas, em junho e julho

Jogadores do Fortaleza antes de partida pela Libertadores

O Fortaleza pode ser um clube muito participativo no mercado da bola brasileiro e internacional neste ano. Nos próximos dois meses e meio, serão duas oportunidades para negociações de chegadas e saídas nas equipes: uma antes do Mundial de Clubes da Fifa (de 1º a 10 de junho) e outra entre 10 de julho e 2 de setembro.

Nesse cenário, espera-se que o Leão do Pici seja uma equipe ativa no mercado, especialmente com a possível saída de atletas. As mudanças foram garantidas, inclusive, por Marcelo Paz, CEO do clube.

“Precisamos de mudanças mais drásticas. Naturalmente, vão haver saídas e chegadas nesse elenco. Declaro aqui todo apoio ao Vojvoda, que tem história e está sofrendo muito com tudo isso”, afirmou.

Cria da base é destaque e pode agitar mercado

O primeiro ano do zagueiro Gustavo Mancha pelo profissional do Fortaleza vem chamando a atenção. Cria da base, ele assumiu a titularidade com muita personalidade e tem feito atuações seguras mesmo em momento instável da equipe. Os lançamentos e a qualidade para sair jogando são destaques.

Em 2025, o jogador de 20 anos já entrou em campo 15 vezes pela equipe. Ele tem contrato até o fim de 2026, mas pode ser um nome cobiçado por rivais de peso no cenário brasileiro, sem falar no mercado internacional.

Nomes em baixa e que podem deixar o Fortaleza

Felipe Jonatan

O lateral-esquerdo chegou ao clube em 2024, após passagem pelo Santos. Foram 26 jogos na temporada passada, mas neste ano, ele entrou em campo só dois jogos - o último em março.

Quando Bruno Pacheco e Diogo Barbosa não estão disponíveis, Vojvoda prefere improvisar Mancuso na esquerda, o que indica pouca chance de aproveitamento do jogador. Ele tem contrato até abril de 2027.

Pedro Augusto

O volante chegou ao clube em 2023, com vínculo até dezembro de 2026. Nesta temporada, entretanto, a situação é difícil e pode levar à saída do Tricolor.

Após cerca de dois meses sem entrar em campo, o jogador teve apenas a quarta oportunidade com Vojvoda na derrota em casa para o Cruzeiro, pela Série A do Brasileiro, mas acabou expulso. Fora dos planos, o volante não deve seguir na equipe para o segundo semestre.

Zé Welison

O volante defende o Fortaleza desde 2022 e tem vínculo até o fim de 2026. Neste ano, ele entrou em campo 20 vezes, com um gol e duas assistências.

Na comparação com os outros nomes citados, o jogador vem sendo utilizado mais vezes, mas não está nos planos da diretoria para a sequência da temporada. Um possível destino é o Vitória, clube pelo qual foi revelado.

Allanzinho

Um atacante com características únicas no elenco do Fortaleza, mas que não se firmou após bom estadual pelo Ferroviário-CE. Ele deve completar um mês sem entrar em campo.

Após a mudança de clube, no fim do Campeonato Cearense, Allanzinho jogou cinco vezes pelo Fortaleza, com uma assistência. Ele tem contrato até o fim de 2027, mas sem encaixe no time, pode até mesmo ser cedido por empréstimo a outra equipe.

Marinho

Outro nome badalado do elenco, Marinho é titular frequente com Vojvoda, mas as atuações não convencem o torcedor. Ele chegou ao Fortaleza em junho de 2023, após rescisão com o Flamengo, e assinou até o fim deste ano.

Em 22 jogos, o atacante marcou três gols e deu quatro assistências. Com poucas chances de renovação, é possível que ele seja negociado em uma das janelas neste meio de ano, ou então, deve deixar o clube sem custos ao término da temporada.

Leia também

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.