Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Felipe Jonatan retorna ao Fortaleza, clube em que começou a jogar aos 8 anos

Lateral-esquerdo se profissionalizou no rival Ceará, mas relembra momentos em que frequentou a arquibancada em jogos do Leão

Aos 26 anos, Felipe Jonatan retorna ao clube em que começou a jogar futebol aos oito. Natural da capital cearense, o lateral-esquerdo foi contratado pelo Fortaleza em uma troca com o Santos, que recebeu Gonzalo Escobar. O contrato assinado é até abril de 2027.

Felipe não se profissionalizou no Fortaleza. Percursos da bola o levaram à base do Bahia, e depois ao arquirrival do Fortaleza, o Ceará, onde passou a atuar no time principal de 2017 a 2019, antes de ser vendido ao Santos. Mas Felipe disse que seu clube de coração sempre foi o Fortaleza.

“Eu era um cara de ir para o estádio. Eu estava naquela final de 2007 [do Campeonato Cearense], que o Rinaldo saiu driblando todo mundo do Icasa. Meu pai me levou. Outra lembrança que tenho é a final de 2010, quando o Fabiano fez aquela defesa”, contou o lateral-esquerdo.

“Eu tinha alguns ídolos e exemplos. Como eu era da base, acompanhei todo o processo do Bruno Melo e do Edinho. Eu tinha ele [Edinho] como um exemplo. Acredito que vou deixar um legado aqui com títulos”, disse o jogador.

A diretoria do Fortaleza colocou ao lado de Felipe Jonatan durante a entrevista que concedeu nesta quinta-feira (18), na sede do clube, seu primeiro treinador no Leão: Zé Carlos.

“Em 2022 recebi uma ligação de Vojvoda com esse intuito de voltar ao Fortaleza, quase conseguimos fechar o negócio, mas o Santos travou. Em 2023 novamente, e esse ano veio. Agradeço à minha família, saí com 15 anos e voltei com dois filhos e minha esposa, que é uma guerreira”, disse o lateral.

“Agradeço meu pai e minha mãe também. Estou bem nervoso como quando fiz minha primeira entrevista no Pici. Comecei com oito anos e só agradecimento a todos que fazem o Fortaleza. Recebi outras propostas da Série A, até financeiramente melhor, mas eu quis estar no Fortaleza”, afirmou.

Recuperado de lesão sofrida em 2023, o jogador disse que está à disposição do técnico Vojvoda. Ele apareceu nesta quinta-feira (18) no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, portanto está regularizado.

“Não tenho problemas de jogar em outras posições e meu intuito é ajudar os companheiros a conquistar títulos. Vejo que o Fortaleza não pode estar naquela situação de ser vice-campeão, mas de brigar por títulos”, disse Felipe Jonatan, que levou toda a família para a sua apresentação no Pici.

A estreia do lateral-esquerdo ainda não poderá ser no domingo (21) porque o Fortaleza enfrenta o Altos, do Piauí, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, competição que já fechou as inscrições. O jogo na Arena Castelão será às 19h (de Brasília).

E nem na próxima quinta-feira (25), quando o rival será o Boca Juniors-ARG, pela Copa Sul-Americana, torneio que ele só será inscrito caso o Leão avance da fase de grupos. Essa partida, também no Castelão, começa às 21h (de Brasília).

No dia 28 de abril, às 18h30 (de Brasília), o Fortaleza recebe o Red Bull Bragantino, pela quarta rodada do Brasileiro da Série A, e aí sim Felipe Jonatan estará à disposição de Vojvoda.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais