Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Lucero se encaminha para superar marca de gols que dura seis anos no Fortaleza

Atacante argentino pode ultrapassar Gustagol, que em 2018 marcou 30 vezes na temporada que teve o título da Série B do Brasileiro

Lucero comemora gol contra o Flamengo em partida do Fortaleza pelo Brasileiro

Juan Martín Lucero marcou seis gols nas seis últimas partidas do Fortaleza, média incrível de um por confronto. Em 2024 já são 21 gols, em 41 partidas, artilheiro da temporada também com boa média de pouco mais de 0,5. No Brasileirão, ele é o vice artilheiro, com sete marcados, um a menos do que Pedro, do Flamengo, que tem oito.

O argentino de 32 anos fez um gol a vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo, na noite de quinta-feira (11), no Maracanã, pela Série A. Se mantiver a média até dezembro, ultrapassa os 30 gols, e bate uma marca que dura desde 2018. Naquele ano, do título da Série B, Gustavo, Gustagol, foi o artilheiro da temporada anotando exatamente 30 vezes.

O Fortaleza ainda pode jogar mais 30 vezes na temporada, somando confrontos pelo Brasileirão e pela Copa Sul-Americana, caso chegue à final. Se mantiver a média, Lucero atingiria 36 gols se atuar em todos os jogos. Mas para passar Gustagol, com essa média, basta entrar em campo 20 vezes, número bem possível.

Últimos artilheiros de temporada pelo Fortaleza:

  • 2018 - Gustavo - 30 gols
  • 2019 - Wellington Paulista -15 gols
  • 2020 - Wellington Paulista - 15 gols
  • 2021 - Róbson- 15 gols
  • 2022 - Yago Pikachu - 17 gols
  • 2023 - Lucero - 24 gols

Lucero já é o segundo que mais fez gol em uma temporada desde Gustagol, com os 24 que anotou na temporada passada, sua primeira pelo Tricolor do Pici. Em 2022, em apenas seis meses, Yago Pikachu anotou 17 vezes, e depois foi vendido ao futebol japonês. Ele está de volta ao time e é o vice-artilheiro de 2024, com 11 gols.

Quem é Lucero

Revelado pelo Defensa Y Justicia, pequeno clube argentino, Lucero jogou no Independiente-ARG e na Malásia, antes de ir para o Tijuana, do México. Por lá ele esteve sob contrato de 2016 a 2021, sendo emprestado nesse meio tempo a clubes como o Defensa, Vélez Sarsfield-ARG e Godoy Cruz-ARG.

Em 2022 foi jogar em definitivo no Colo Colo, onde ficou por um ano até uma saída conturbada do clube chileno. O Fortaleza diz que o contratou como agente livre, ou seja, sem vínculo com o time do Chile, mas o Colo Colo acionou a Fifa para cobrir o valor da saída do atacante alegando que não havia cláusula de saída no contrato.

O Fortaleza sofreu o transfer ban, a proibição de contratar, em meados de 2023, e Lucero foi suspenso por quatro meses. Uma liminar o liberou a jogar até que o caso seja julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça. Já houve audiência, e o Fortaleza, para evitar nova punição, deve ressarcir o Colo Colo para não sofrer novas sanções e o argentino ser suspenso novamente.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.