Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Diretor histórico pede desligamento e deixa o comando do futebol do Fortaleza

Leão do Pici anunciou a saída no início da tarde deste domingo (4)

Sérgio Papellin, ex-diretor de futebol do Fortaleza

O Fortaleza anunciou, na tarde deste domingo (4), a saída do diretor de futebol Sérgio Papellin. De acordo com comunicado oficial divulgado pelo clube, o profissional pediu desligamento do cargo. O Leão do Pici agradeceu pelos serviços prestados e desejou sucesso ao dirigente na sequência da carreira.

Esta foi a quarta passagem de Sérgio Papellin pelo Fortaleza. No período mais recente, o dirigente esteve à frente do departamento de futebol entre maio de 2025 e janeiro de 2026, encerrando mais um ciclo no clube.

A primeira passagem de Papellin pelo Leão do Pici ocorreu nos anos 2000 e ficou marcada pelas conquistas do Campeonato Cearense de 2004, 2005 e 2007. Posteriormente, o dirigente retornou ao clube e voltou a levantar o troféu estadual em 2009 e 2010.

A última e mais duradoura passagem começou em 2017 e é considerada a mais vitoriosa da história recente do Fortaleza. Naquele ano, Papellin participou do processo que culminou no acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2018, foi campeão brasileiro da Série B.

Leia também

Entre 2019 e 2022, o dirigente esteve presente em um dos períodos mais vencedores do clube, com a conquista do pentacampeonato cearense, além dos títulos da Copa do Nordeste de 2019 e 2022. Outro marco relevante foi o vice-campeonato do Fortaleza na Copa Sul-Americana de 2023.

O Fortaleza está em pré-temporada desde o último dia 29 de dezembro, mas o técnico Thiago Carpini só se apresentou neste sábado (3), após viagem previamente programada com a família.

Vale ressaltar que o próprio Thiago Carpini já afirmou publicamente que pode utilizar as primeiras rodadas do Campeonato Cearense como uma extensão da pré-temporada do elenco principal.

A tendência, portanto, é que o Fortaleza entre em campo com uma equipe alternativa no início da competição, preservando os principais jogadores para a sequência da temporada, com disputas da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e da Série B do Brasileirão.

A estreia do Fortaleza na temporada está marcada para o dia 11 de janeiro, às 18h (de Brasília), contra o Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O duelo é válido pela 2ª rodada do Campeonato Cearense.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...