Em partida na qual foi mais eficiente que o Flamengo, o Fortaleza surpreendeu o adversário e, em pleno Maracanã, venceu por 2 a 1 nesta quinta (11). O time de Vojvoda abriu o placar em gol contra de Wesley, logo nos minutos iniciais, e, na etapa final, garantiu a vitória em bonito gol de Lucero, que chegou a sete gols em 16 rodadas do Brasileirão.
Apenas Pedro, que fez o seu oitavo gol na Série A e chegou a empatar a partida no Brasileirão, tem mais gols que o camisa 9 do
Com o resultado, o
O Fortaleza volta a campo na quarta (17), quando recebe o Vitória no Castelão. O Flamengo teve o jogo contra o Internacional adiado e só volta a atuar contra o Criciúma, no dia 20.
Que isso, Wesley?
A bola rolou no Maracanã, o Flamengo impôs seu ritmo de jogo e empurrou o Fortaleza para trás, mas foi o time visitante que conseguiu encaixar o melhor ataque nos minutos iniciais.
Em escanteio a favor do Rubro-Negro, Breno Lopes arrancou pela esquerda e cruzou buscando Yago Pikachu dentro da área, mas Wesley, em ótima recuperação, cortou.
No lance seguinte, o lateral-direito foi mal. Ao tentar cortar na primeira trave, o camisa 43 jogou contra o próprio gol: Fortaleza na frente do placar aos 11 minutos!
Fortaleza abriu o placar no Maracanã com gol contra de Wesley
Só dá Flamengo
A partir do gol, o time de Tite dominou as ações ofensivas. A área do Fortaleza esteve bem protegida, e o caminho encontrado por Gerson e companhia foi a bola aérea.
Aos 30, David Luiz já curtia uma de atacante quando recebeu na grande área e finalizou forte para defesa de João Ricardo. No lance seguinte, Pedro acertou uma bomba no travessão.
Artilheiro em ação
Aos 34, Pedro invadiu a área e, na hora de finalizar, foi travado por Pedro Augusto. Edina Alves marcou o pênalti, o qual foi confirmado após cinco minutos pelo VAR.
Na cobrança, o camisa 9 deslocou o goleiro do Leão para deixar tudo igual no Maracanã aos 39 minutos! Foi o oitavo gol de Pedro no Brasileirão, artilheiro isolado da Série A.
Pedro comemora o gol de empate do Flamengo contra o Fortaleza, no Maracanã
O jogo chegou ao intervalo com 62% de posse de bola do Flamengo, que finalizou 11 vezes, mas não chegou ao segundo gol. O Fortaleza não deu um único chute a gol.
Fortaleza cresce e pede pênalti
A etapa final começou com o Rubro-Negro pressionando da mesma forma, mas foi o time visitante, em contra-ataque, que, enfim, fez Rossi trabalhar em chute de fora da área de Breno Lopes.
Aos oito, o time de Vojvoda pisou outra vez na área e, em finalização de Lucero, a bola explodiu em Wesley. O Fortaleza pediu pênalti, mas o VAR não indicou e o escanteio foi mantido.
Cinco minutos depois, os erros de Ayrton Lucas e Allan deram nova oportunidade aos visitantes. Lucero girou em cima da marcação e finalizou com perigo, por cima do gol de Rossi!
Lucero coloca o Leão na frente!
O momento era todo do Fortaleza, e Lucero foi o responsável por devolver a vantagem no placar ao time de Vojvoda.
Na intermediária, o camisa 9 limpou a marcação e tocou para Pochettino, que avançou pelo lado esquerdo.
Com a zaga do Flamengo afundando dentro da área, a entrada da área ficou livre para Lucero aproveitar o passe e finalizar de primeira, sem chances para Rossi: 2 a 1 aos 18!
Jogadores do Fortaleza festejam o gol de Lucero no Maracanã
Tite coloca o time para frente
A resposta de Tite foi imediata: sacou Allan, muito vaiado, para a entrada de Gabigol. Léo Ortiz também substituiu Fabrício Bruno. Depois, entraram Carlinhos e Léo Pereira.
O Flamengo retomou a posse de bola, mas encontrou dificuldades diante de um Fortaleza bem postado e com o fôlego renovado pelas substituições feitas por Vojvoda.
Aos 43, em uma das várias bolas levantadas na área, Gabigol desviou para o gol, mas a posição de impedimento do atacante foi marcada após revisão do VAR. E acabou assim.
Flamengo 1 x 2 Fortaleza
Flamengo
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno (Léo Ortiz), David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Allan (Gabi) e Gerson; Matheus Gonçalves, Luiz Araújo (Carlinhos) e Pedro - Técnico: Tite
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Tomás Cardona e Felipe Jonatan (Bruno Pacheco); Pedro Augusto, Hércules e Pochettino (Lucas Sasha); Yago Pikachu (Kuscevic), Lucero (Renato Kayzer) e Breno Lopes (Moisés) - Técnico: Pablo Vojvoda
Gols: Wesley, contra (11'/1ºT), e Lucero (18'/2ºT), para o Fortaleza, e Pedro (39'/1ºT), para o Flamengo.
Cartão amarelo: Allan (FLA); Cardona e Vojvoda (FOR)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 2.947.820,00 / 53.555 pagantes / 57.517 presentes
Motivo: Jogo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 11 de julho de 2024, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Maira Mastella Moreira (Fifa/RS)
Árbitro de vídeo: Caio Max Augusto Vieira (RN)