Ouvindo...

Times

Fortaleza consegue liberar joia de seleção para a finalíssima da Copa do Nordeste

Kervin Andrade vai atrasar chegada à delegação da Venezuela, nos Estados Unidos, para estar à disposição de Vojvoda no próximo domingo (9), em jogo contra o CRB

A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) topou liberar o meia Kervin Andrade, de 19 anos, para que ele possa estar à disposição do técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, na finalíssima da Copa do Nordeste. O jogo contra o CRB será no próximo domingo (9), no estádio Rei Pelé, em Maceió, às 16h30 (de Brasília).

Kervin foi convocado para período de treinos preparatório da Venezuela para a Copa América. O treinador Fernando Batista chamou 30 jogadores para trabalharem juntos, durante a Data-Fifa de junho, na cidade de Bradenton, na Flórida, nos Estados Unidos.

A Data-Fifa, quando os clubes são obrigados a liberar jogadores para as seleções, começou na segunda-feira (3), mas a apresentação da Venezuela estava prevista apenas para esta sexta-feira (7). Kervin, portanto, vai atrasar alguns dias e chegar aos EUA na segunda-feira (10).

O venezuelano participou do jogo de ida da final do Nordestão, na quarta-feira (5), entrando no segundo tempo. O Fortaleza venceu o CRB por 2 a 0, gols de Moisés e Lucero, e pode perder até por um gol de diferença em Maceió que conquista o tricampeonato da competição. Os alagoanos precisam vencer por três gols, ou por dois para levar a decisão do campeão para as cobranças de pênaltis.

A Venezuela não fará amistosos no período pré-Copa América, apenas treinos. Batista precisa cortar quatro jogadores da lista final da competição até 12 de junho. Há entre jornalistas venezuelanos a percepção de que Kervin estará na relação definitiva para o torneio que acontecerá de 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos.

Portanto, quando ele viajar o provável é que ele não retorne até o fim da participação venezuelana na competição organizada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Kervin não tem sido titular no Fortaleza, mas já fez 21 jogos na temporada, com sete gols e quatro assistências.

Outros cinco jogadores que atuam no Brasil foram convocados pela Venezuela: Ferraresi (São Paulo), Ángel (Criciúma), Rincón (Santos), Soteldo (Grêmio) e Savarino (Botafogo).

Kervin foi o primeiro jogador em ação por um clube cearense convocado a uma Seleção Nacional principal, para os amistosos da Venezuela de março contra a Itália (derrota por 2 a 1) e Guatemala (empate por 0 a 0), nos Estados Unidos. Ele atuou alguns minutos nessa segunda partida.

Em março, a diretoria do Fortaleza acertou a compra de Kervin. O clube vai pagar ao Deportivo La Guaíra, da Venezuela, USS 600 mil (R$ 3,2 milhões) por 50% dos direitos econômicos do jogador, que estava emprestado até dezembro de 2024. O restante continuará com o La Guaíra.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais