Os efeitos da altitude de Quito, a 2.850 metros acima do nível do mar, sempre preocupam os times visitantes que atuam na capital do Equador. Foi o caso do Flamengo, que empatou em 0 a 0 com a LDU, nesta terça (22), pela terceira rodada do Grupo C da Libertadores.
Após a partida, o técnico Filipe Luís avaliou a questão e revelou que Bruno Henrique, atacante que foi titular, foi o atleta rubro-negro que fez uso do balão de oxigênio durante a partida.
“Só o Bruno (Henrique) pediu auxílio do oxigênio, mas todos sentem. Pegamos os dados dos que sofrem menos dos últimos anos. A função mais importante defensiva, hoje, era do Gerson, encarregado de pressionar o zagueiro e ajudar o Wesley. Um esforço muito grande feito de forma incrível. Não perde a bola. Foi quem sacrificou-se na parte física pela equipe”, avaliou Filipe Luís.
“O Erick (Pulgar) e o Evertton, impressionantes. (Evertton) Correu o jogo todo, cobriu, cortou muita bola perigosa. A torcida pega um pouco no pé, mas confio muito nele. O Ayrton também. São jogadores que precisam da confiança. A nível geral, fiquei feliz com todos”, completou.
Bruno Henrique foi titular e disputou 67 minutos do jogo em Quito. Aos 22 minutos do segundo tempo, o atacante foi substituído por Filipe Luís para a entrada de Luiz Araújo.
O treinador do Flamengo só fez três mudanças na partida: Everton Cebolinha entrou no lugar de Arrascaeta, aos 22, e Varela substituiu Ayrton Lucas, aos 47 da etapa final.
Allan e De La Cruz foram preservados da partida por conta da altitude de Quito. Alex Sandro, Gonzalo Plata e Viña completaram a lista de desfalques nesta terça-feira (22).
A situação do Grupo C
Com o empate, o Flamengo segue fora da zona de classificação, com quatro pontos. A LDU, com cinco, lidera a chave neste momento.
O Central Córdoba, que tem quatro pontos e melhor saldo de gols em relação ao time de Filipe Luís, e o Deportivo Táchira fecham a rodada na quinta (24), na Argentina, às 19h (de Brasília).
Foco no Brasileirão
O Flamengo volta a campo pela Libertadores em 7 de maio, contra o Central Córdoba, na Argentina. Antes, volta as atenções para o Brasileirão.
O próximo compromisso é contra o Corinthians, no domingo (27), no Maracanã, pela sexta rodada da Série A. O Rubro-Negro é o atual segundo colocado, atrás do Palmeiras.