Campeão da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca, o Flamengo, agora, prepara-se para os maiores desafios de 2025. Ao fazer um balanço destes primeiros meses do ano, encarado como pré-temporada, o técnico Filipe Luís projetou os ajustes que devem ser feitos visando as disputas do Brasileirão, da Libertadores, da Copa do Brasil e do Super Mundial de Clubes.
O treinador está satisfeito com o desempenho e a resposta dos jogadores em relação a sua ideia de jogo, que tem como base ser protagonista e dominar as ações ofensivas, mas ressalta que sempre há pontos a serem trabalhados em função dos adversários.
“Tenho um modelo de jogo onde tenho um norte para o time jogar, da forma que eu penso. É uma imersão diária. O amistoso contra o São Paulo foi um guia. O time vai evoluindo em função da ideia, comportamentos se perdem quando se deixa de treinar. O futebol é correção e evolução. Não há um ponto. Nunca abriremos mão das nossas ideias.”
No Estadual, Filipe Luís procurou controlar os minutos dos jogadores e dar oportunidades a todo elenco. Mesmo assim, o elenco foi atingido por lesões musculares nas últimas semanas.
De todo modo, o técnico considera que os oito clássicos disputados contra Botafogo, Vasco ou Fluminense, serviram como preparação para os próximos campeonatos.
“Os números para trás não me importam. Temos um time que sabe o caminho, como atacar e defender. Escolhemos essa ideia, jogadores compraram, a torcida gosta. Isso é o mais importante. Cada adversário é diferente e nos trará diferentes desafios. Os clássicos já me colocaram no nível do Brasileiro. O Fluminense vai brigar em cima da tabela e fomos muito superiores”, afirmou.
Reforços no setor ofensivo
Na reta final do Carioca, Filipe Luís precisou lidar com desfalques no ataque. Everton Cebolinha, Michael, Bruno Henrique e Juninho sofreram lesões musculares.
O mesmo aconteceu com o defensor Danilo. O período sem jogos é visto como suficiente para que todos alcancem a condição física ideal antes da estreia do Brasileirão.
Viña e Pedro em reta final de recuperação
O Flamengo ainda vive a expectativa pelos retornos de Viña e Pedro. O lateral-esquerdo e o atacante, que passaram por cirurgias em 2024, estão em retas finais de recuperações.
Pedro está em estágio mais avançado. O camisa 9 já está aprimorando a parte física em campo, e o retorno do artilheiro será avaliado pelo departamento médico em abril.
Matías Viña está realizando trabalhos em campo acompanhado da fisioterapia. O lateral-esquerdo ainda tem etapas a cumprir antes de ser integrado aos treinos do grupo.