Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Flamengo detona CBF por alterações no calendário: ‘Decisão unilateral’

Rubro-Negro publicou um comunicado oficial discordando de mudanças feitas pela entidade no Campeonato Brasileiro

Flamengo emite comunicado criticando CBF

O Flamengo divulgou nesta segunda-feira (25) uma nota oficial criticando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por alterar o calendário do Campeonato Brasileiro sem consultar os clubes. A mudança, que antecipa rodadas da competição, foi classificada como uma “decisão unilateral” e, segundo o clube, compromete o planejamento esportivo e a integridade do torneio.

De acordo com o Flamengo, a CBF já tinha conhecimento do Torneio Intercontinental de Clubes, marcado para dezembro de 2025, desde fevereiro, e mesmo assim promoveu a mudança com o campeonato já em andamento. O clube também afirma ter levantado essa preocupação em março, durante o Conselho Técnico da Série A, sem receber qualquer resposta da entidade.

Fla alega “favorecimento” a outros clubes

A nota aponta que a nova tabela impõe ao time uma carga excessiva de jogos e viagens, com intervalos que, em alguns casos, desrespeitam o mínimo de 66 horas entre partidas — especialmente após as Datas Fifa. Além disso, o Flamengo vê um favorecimento a equipes que não disputam a Libertadores, o que geraria desequilíbrio esportivo.

O clube ainda criticou a contradição da CBF, que costuma negar pedidos pontuais dos clubes alegando compromissos com a TV, mas agora impôs mudanças amplas sem diálogo.

Ao final, o Flamengo cobra que a CBF, especialmente seu presidente Ednaldo Rodrigues, reconsidere a decisão para preservar a credibilidade do Campeonato Brasileiro.

Calendário do Flamengo

O clube carioca terá uma “maratona” de jogos em setembro, entre compromissos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, onde está nas quartas de final. O Rubro-Negro decidirá uma vaga na semifinal contra o Estudiantes, da Argentina.

O Flamengo volta a campo no domingo, quando encara o Grêmio, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Nos dias 18 e 25 de setembro, o time brasileiro disputará o mata-mata continental contra o Estudiantes. A ida será no Maraca, e a volta em La Plata.

Além disso, o clube carioca ainda terá compromissos contra Juventude, Vasco e Corinthians, ainda a terem data definida pela CBF.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.