Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Derrota para o Flamengo é a maior goleada sofrida pelo Vitória na era profissional

Leão da Barra nunca havia perdido por oito gols de diferença após profissionalização do clube

Arrascaeta, do Flamengo, comemora gol enquanto Lucas Arcanjo, do Vitória, lamenta sentado no gramado

O Vitória viveu uma noite histórica negativamente nesta segunda-feira (25), ao ser goleado pelo Flamengo por 8 a 0, no Maracanã, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado representa a maior derrota após a profissionalização do clube, na década de 1950.

A marca superou o 7 a 2 sofrido diante do Athletico-PR, em 2001, na Arena da Baixada, em Curitiba. Além disso, a goleada no Rio de Janeiro se tornou a maior da era dos pontos corridos do Brasileirão e também o placar mais elástico da história do confronto.

Os gols do jogo foram marcados por Samuel Lino (2), Pedro (3), Arrascaeta, Luiz Araújo e Bruno Henrique. O placar dilatado refletiu o domínio absoluto do time rubro-negro durante os 90 minutos, diante de um Vitória que não conseguiu reagir em momento nenhum.

O Vitória tem outras goleadas no histórico. Em 2007, perdeu por 6 a 0 para o Brasiliense. Já em 2023, foi derrotado pelo mesmo placar diante do CRB, ambos pela Série B. Nas duas temporadas, o desfecho foi positivo para o Leão da Barra, que conquistou o acesso à Série A.

Leia também

Vale ressaltar que o Vitória sofreu duas goleadas para o Bahia na década de 1930, quando ainda era uma equipe semi-profissional. Pelo Campeonato Baiano de 1938, o Tricolor goleou por 10 a 2. No ano seguinte, em partida amistosa, o Rubro-Negro foi goleado por 10 a 1.

O revés desta segunda-feira, no entanto, deixa uma marca amarga na história do Leão da Barra e aumenta a pressão na sequência do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Fábio Carille segue em 17º com 19 pontos em 21 jogos e agora -14 de saldo.

Em busca de reação, o Vitória volta a campo no fim de semana contra o Atlético, em jogo da 22ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para domingo (31), às 18h30 (de Brasília), e será realizada no Barradão, em Salvador.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.