Em busca do 39º título do Campeonato Carioca, o Flamengo disputa a primeira partida da decisão com o Fluminense, nesta quarta (12), no Maracanã. Confira, abaixo, as principais informações do confronto e a provável escalação de Filipe Luís para o jogo. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Rio de Janeiro.
O Flamengo disputa a final do Estadual pelo sétimo ano consecutivo, um recorde na história do clube. Em 2024, com Tite, o Rubro-Negro venceu o Nova Iguaçu na decisão.
Em 2022 e 2023, o Fluminense venceu o rival e conquistou o bicampeonato. Nos anos anteriores, o Flamengo foi tri batendo o Tricolor, em 2019 e 2020, e o Vasco, em 2018.
o
Artilheiro do Flamengo em 2025 e decisivo na semifinal contra o Vasco, Bruno Henrique está fora do Fla-Flu. O camisa 27 teve uma lesão muscular confirmada pelo clube. Saiba mais
Neste cenário, Filipe Luís tem duas opções. A primeira é manter o time com quatro meias, como no último jogo, e substituir Bruno Henrique por Juninho ou Luiz Araújo.
Outra possibilidade é o sistema com três atacantes. Neste caso, o meio de campo tem Pulgar e Gerson titulares, com De La Cruz e Arrascaeta brigando pela terceira vaga.
Improvisado na esquerda, Varela recebeu elogios de Filipe Luís nas últimas partidas e pode ser mantido entre os titulares mesmo com Alex Sandro à disposição.
A provável formação para o clássico tem Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela (Alex Sandro); Erick Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo (Juninho) e Gonzalo Plata.
A definição acontecerá nesta terça (11). O elenco do Flamengo realiza a última atividade no Ninho do Urubu a partir das 15h30.
Everton Cebolinha e Michael, em recuperação de lesões musculares, e Pedro e Viña, em tratamento de cirurgias realizadas em 2024, também são desfalques - confira o boletim médico