Mulicampeão como jogador do Flamengo entre 2019 e 2023, Filipe Luís começa a escrever sua história como técnico no clube carioca. Neste sábado (24), o ex-lateral-esquerdo dirigiu os garotos do Ninho na conquista da Copa Intercontinental Sub-20, contra o Olympiacos no Maracanã, com vitória por 2 a 1 com gol nos acréscimos.
Após a partida, Filipe Luís destacou o privilégio de “competir e ser campeão com a camisa do Flamengo” e destacou a diferença entre conquistar título como jogador e como treinador.
“A diferença é que como treinador é mais difícil. Você não participa, não está ativo em campo. É muito especial também. São muitas horas de trabalho, de estudos, análises e treinamentos para a gente ser campeão. Os jogadores são os protagonistas, mas é sempre especial conquistar com a camisa do Flamengo”, afirmou Filipe Luís.
Após defender o Flamengo entre 2019 e 2023, Filipe Luís assumiu novo cargo no departamento de futebol e tem início promissor como técnico das divisões de base.
Até junho, comandou o Sub-17 e despediu-se com o título da Copa Rio Sub-17 em cima do Vasco. Dois meses depois, comandou o Sub-20 na conquista do Intercontinental.
O ídolo foi ovacionado no Maracanã antes e depois da partida pelos mais de 30 mil torcedores presentes, e teve papel decisivo na virada ao colocar em campo os dois autores dos gols.
O treinador, contudo, fez questão de destacar que a oportunidade de disputar o título foi uma herança de Mario Jorge, o seu antecessor, que deixou o clube para dirigir o Sub-20 da Arábia Saudita.
“Esse título é uma herança do que o Mario Jorge deixou. Deixou um time campeão da Libertadores, com a possibilidade de disputar o Mundial no Maracanã. Claro que é especial. Eu sempre sonho muito alto. Tenho muita ambição na minha carreira. Quero mais. Que esse grupo jogue como campeão e se desafie”, afirmou.
Confira, abaixo, outras respostas de Filipe Luís, técnico do Sub-20 do Flamengo:
Sentimento de ser campeão pelo clube de coração
“Já era especial. Como treinador, no Maracanã praticamente, lotado, já estava sendo especial. Depois, ser campeão e competir com a camisa do Flamengo é sempre um privilégio. Eu tive essa possibilidade hoje. Fomos campeões. Como torcedor, trabalhar e fazer tudo pelo Flamengo torna tudo mais fácil.”
Apoio de amigos como Juan, Diego e Vini Jr
“Eu nem sabia disso. Vi só o Diego aqui, mas vou pegar o celular para dar uma olhada. Sou um cara muito feliz. Estou muito realizado e muito ambicioso. Estou conquistando coisas que nunca imaginei e estou aprendendo muito para me desenvolver cada vez mais. Quero mais.”
Ambição na carreira
“Por isso estou aqui. Sou inteligente com uma coisa: me rodeio com pessoas mais inteligentes do que eu. O principal de começar na base é montar uma comissão muito forte, com pessoas qualificadas, e aprender. Seria hipócrita ao falar que comecei como treinador sabendo tudo. Não sei. Estou me desenvolvendo. Estou cada vez melhor e me sentindo cada vez mais confortável.”
Vídeo enviado por Gabi aos garotos antes da partida
"É claro que o Gabi é um ídolo para eles, como o Pedro, o Arrascaeta. É especial. Eu não sou muito da parte motivacional. Não acredito muito que exista maior motivação do que vestir a camisa do Flamengo no Maracanã lotado por um título. Não tem motivação maior do que isso. É um privilégio para eles escreverem o nome na história e que esses jogadores o conheçam. É muito especial. Merecem e trabalham para isso.”