Sem marcar um único gol há três jogos, o desempenho ofensivo é um dos problemas do Flamengo que precisa de uma vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, para conquistar a Copa do Brasil neste domingo (24). Coletivamente, o time deixou de ser temido sob o comando de Jorge Sampaoli. Individualmente, as fases de Pedro e Gabigol, artilheiros em 2023, são bons exemplos da má fase.
Com 24 e 20 gols, respectivamente, Pedro e Gabigol seguem como artilheiros do Flamengo na temporada. Levando em conta o período com Jorge Sampaoli, são 12 e 10 gols, respectivamente.
Desde agosto, contudo, o número caiu demais. Nos 11 jogos disputados desde o dia 3 de agosto, Pedro fez um único gol de pênalti. O camisa 9 não marca com a bola rolando desde o dia 28 de junho.
O mesmo serve para Gabi: balançou a rede rival uma única vez desde agosto, também de pênalti.
Diante da má fase e a incompatibilidade do sistema desejado por Sampaoli com a presença de Gabi e Pedro entre os titulares, a tendência é de que o argentino escolha um para iniciar a partida decisiva contra o São Paulo, domingo (24), no Morumbi. Abaixo, a Itatiaia traz os números dos dois atacantes.
A bola rola às 16h de Brasília, na capital paulista, para Flamengo e São Paulo. Com a vitória por 1 a 0 no Maracanã, o Tricolor tem a vantagem do empate para conquistar a Copa do Brasil. O Rubro-Negro precisa vencer. Se devolver a diferença mínima (1 a 0, 2 a 1 3 a 2...), a decisão irá para os pênaltis.
Os números de Gabigol e Pedro, do Flamengo, desde a chegada de Sampaoli:
Gabriel Barbosa (via Sofascore):
Jogos (titular): 29 (28)
Gols: 10
Assistências: 3
Minutos em campo: 2.300
Minutos para participar de gol: 177
Conversão de chances claras: 33%
Pontaria no chute: 49%
Pedro (via Sofascore):
Jogos (titular): 29 (20)
Gols: 12
Assistências: 1
Minutos em campo: 1.783
Minutos para participar de gol: 137
Conversão de chances claras: 47%
Pontaria no chute: 60%