Em noite inspirada de Arrascaeta, o Flamengo venceu o Fortaleza por 2 a 0, neste sábado (1), e segue sua caça aos líderes do Campeonato Brasileiro. O uruguaio, com um gol e uma assistência para Gabi, comandou o time, que teve atuação segura diante de 64 mil torcedores presentes no Maracanã.
Com 25 pontos, o Rubro-Negro está na terceira posição da Série A, atrás de Botafogo e Grêmio. De todo modo, o Flamengo está na briga pelo topo. Já o Fortaleza, com 20 pontos, é o atual nono colocado. Confira a classificação completa e as próximas partidas da Série A clicando
Agora, o Flamengo volta suas atenções para a Copa do Brasil. Na quarta-feira (5), abre as quartas de final contra o Athletico. O jogo de ida será no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 21h30 (de Brasília).
Matheus Cunha pega tudo
Correspondendo a expectativa, os times de Sampaoli e Vojvoda entregaram total intensidade e o jogo teve um início eletrizante. Se as tabelinhas entre Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro e companhia funcionaram, de um lado, o Fortaleza conseguiu encaixar ataques em velocidade. Assim, os visitantes foram os primeiros a ter a chance de abrir o placar, após pênalti de Thiago Maia em Lucero, aos oito.
Pikachu foi para a bola, buscou o canto esquerdo de Matheus Cunha, que fez a sua primeira grande defesa no intervalo. Depois de Gabi marcar para o Flamengo, o camisa 25 impediu Caio Alexandre - em lance no qual o próprio goleiro errou na saída de bola - e Pochettino de empatarem a partida.
150 vezes Gabi: Fla na frente!
Após o susto no pênalti, o Flamengo reagiu rápido. Arrascaeta caiu pela direita, se livrou da marcação e cruzou na medida para Gabigol, de primeira, finaizar: 1 a 0 aos 13 minutos de jogo. Foi uma das raras participações do camisa 10 antes do intervalo, mas histórica, já que foi o 150º gol pelo Rubro-Negro.
A bomba de Arrascaeta
Sampaoli substituiu Gabi e Everton Ribeiro e acionou Bruno Henrique e Pedro para o segundo tempo. Com o jogo muito disputado na faixa central, a única oportunidade até os 18 minutos foi do camisa 9, que recebeu de Gerson e, de dentro da área, finalizou. Foi a vez, então, de João Ricardo fazer defesaça.
Sem sofrer na defesa, o Flamengo foi avançando e, aos 18, ampliou a vantagem. Ayrton Lucas fez jogada individual pela esquerda e, após corte parcial da defesa rival, Arrascaeta encheu o pé: 2 a 0!
Com a vitória encaminhada, o time de Sampaoli passou a administrar o placar e o tempo. O Fortaleza, é verdade, voltar a assustar, principalmente com Lucero, mas não conseguiu superar Matheus Cunha.
Flamengo 2 x 0 Fortaleza
Flamengo
Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia (Filipe Luís) e Gerson; Everton Ribeiro (Bruno Henrique), Arrascaeta (Victor Hugo) e Gabi (Pedro) - Técnico Jorge Sampaoli.
Fortaleza
João Ricardo; Tinga (Dudu), Brítez, Benevenuto e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison (Hércules e, depois, Romarinho) e Pochettino (Lucas Crispim); Yago Pikachu (Calebe), Thiago Galhardo e Lucero - Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols
Gabi (14'/1ºT) e Arrascaeta (18'/2ºT), do Flamengo
Cartão amarelo
Erick Pulgar e Bruno Henrique (Flamengo)
Cartão vermelho
Não houve
Público e renda: 60.304 pagantes / 64.583 presentes / R$ 3.625.862,50
Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de julho de 2023, às 18h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
Assistentes: Bruno Boschillia (Fifa/PR) e Alex dos Santos (SC)