Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Maratona, preocupação e esperança: o primeiro mês de Sampaoli no Flamengo

Treinador completa um mês de trabalho no Ninho do Urubu tendo disputado nove jogos e dado apenas uma folga ao elenco

O técnico Jorge Sampaoli no clássico com o Fluminense, no Maracanã

Depois do empate sem gols com o Fluminense, o elenco do Flamengo se reapresenta nesta manhã, no Ninho do Urubu. Agora, oficialmente, Jorge Sampaoli já está em seu segundo mês como técnico rubro-negro, e o time terminou os primeiros 30 dias enchendo o técnico (e a torcida) de esperança por dias melhores após ser protagonista no Fla-Flu da Copa do Brasil. O balanço feito é positivo internamente.

Após a primeira sequência invicta de Sampaoli, com vitórias sobre Goiás e Bahia e o empate no Fla-Flu), o elenco teve a primeira folga em um mês. Os resultados não foram determinantes nisso, e, sim, a maratona de jogos e viagens que o time encarou. Desde a chegada do treinador, foram nove jogos em 27 dias. Ou seja, o Flamengo entrou em campo a cada três dias, com quatro viagens neste intervalo.

Aspecto físico segue como preocupação

Apenas no período em que Jorge Sampaoli está no Ninho do Urubu, o elenco principal do Flamengo teve problemas físicos ou lesões diagnosticadas. Somados a essas, outros atletas já estavam em recuperação na época da chegada do treinador, como os laterais Varela e Filipe Luís. Os dois, por exemplo, só voltaram a ser relacionados no clássico contra o Fluminense, na última terça-feira (16).

Os poucos dias de treino e a situação física a qual o grupo estava quando a comissão do técnico argentino geram preocupação, mas a expectativa é de evolução também neste aspecto. Para isso, Sampaoli implementou mudanças no dia a dia do Ninho do Urubu, com treinos no período da manhã, trabalhos em período integral e, inclusive, nos dias em que o Flamengo disputa jogos de noite.

A esperança após o Fla-Flu

A vitória não veio, o time voltou a errar demais na conclusão das jogadas, mas o sentimento após o Fla-Flu foi quase unânime entre torcida, jogadores e comissão técnica. A atuação no clássico apontou um caminho para o Rubro-Negro voltar a atuar em alto nível e, conforme Sampaoli explicou ainda no Maracanã, como protagonista. “Valorizo muito o esforço dos jogadores para concretizarem uma estratégia de protagonismo que nos realmente fazem sonhar com o time”, avaliou o técnico argentino.

A fim de confirmar o bom momento, o Flamengo recebe o Corinthians, no domingo (21), pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 16h (de Brasília).

Outra característica do trabalho de Sampaoli - e não apenas no Ninho do Urubu - são as mudanças no time titular. Até o momento, foram nove escalações diferentes em nove partidas pelo Flamengo.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.