Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas
Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Jardim potencializa Kaio Jorge e Gabigol, e dupla divide protagonismo no Cruzeiro

Atacantes já marcaram juntos 17 gols e deram sete assistências na temporada com a camisa celeste

Kaio Jorge e Gabigol marcaram, juntos, mais de 40% dos gols do Cruzeiro na temporada 2025

O Cruzeiro vive sua melhor fase desde o primeiro semestre do ano passado. Sob o comando do técnico Leonardo Jardim, o clube volta a ter protagonismo e entrou de vez na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Dentre os destaques, duas peças do quebra-cabeça do treinador português são importantes para esse momento áureo: os atacantes Kaio Jorge e Gabigol.

Com a vitória por 2 a 0 em cima do Fortaleza, nesse domingo (25), na Arena Castelão, na 10ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro chegou à vitória de número 12 ano ano. O clube soma 30 jogos na temporada, com mais dez empates e oito derrotas. Nesse recorte, foram 40 gols marcados e 27 sofridos. O saldo é positivo: 13 gols.

Dentro dessa estatística ofensiva, Kaio Jorge e Gabigol somam juntos 17 gols marcados neste ano. KJ anotou 8 tentos, enquanto o companheiro balançou as redes adversárias nove vezes. Número que representa 42,5 dos gols marcados pelo Cruzeiro em 2025.

“Tem sido muito bom (entrosamento com Gabigol), todo mundo sabe da qualidade do Gabriel. Assim que a bola vai para ele, tento me posicionar de uma maneira para bater para o gol. A gente tem um entrosamento muito bom dos treinamentos também”, destacou Kaio Jorge, na zona mista da Arena Castelão, em Fortaleza.

Artilharia pesada

Kaio Jorge assumiu o posto de titular absoluto do Cruzeiro. No Campeonato Brasileiro, o camisa 19 é o artilheiro celeste, com seis gols marcados. Ele está atrás apenas de Arrascaeta, do Flamengo (oito gols), e Pablo Vegetti, do Vasco (sete gols marcados)

Já Gabigol, mesmo sem a condição de titular, é o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com os nove gols marcados em 21 jogos disputados. O centroavante, mesmo desempenhando para Leonardo Jardim uma função diferente da que estava habituado, mostra comprometimento e dedicação.

“O Gabriel foi um jogador que sempre esteve integrado naquela equipe que é pra mim básica. Não são só 11 jogadores, mas 17 jogadores que têm sido mais utilizados. Jogador que pertence a essa base. Ele está a se esforçar para, dentro desse modelo, ser cada vez mais rentável e importante”, destacou Leonardo Jardim.

Assistências

Na vitória sobre o Fortaleza, Gabigol não balançou as redes, mas deu duas assistências para os gols de Kaio Jorge e Lucas Silva. No total, o centroavante, atuando mais fora da área, soma quatro passes para gols de seus companheiros.

Estatística essa que deixa o jogador como um dos maiores garçons do clube na temporada. Gabigol, ao lado de William, é o jogador que mais serve aos companheiros no passe antes do gol. Matheus Pereira, com três assistências, é quem ocupa o segundo posto de maior garçom.

“Fico satisfeito que é mais uma solução que temos dentro do grupo. Aos poucos e poucos estão aparecendo as soluções. Hoje em dia é mais difícil contratar jogadores do que há três meses atrás, porque muitas soluções estão surgindo dentro do grupo”, completou Leonardo Jardim.

Números da dupla

Gabigol tem 13 participações em gols na temporada (9 gols e quatro assistências). É, mesmo sem a condição de titular, a grande peça ofensiva nesse quesito estatístico no Cruzeiro.

Kaio Jorge tem dez participações em gols no ano (oito gols e duas assistências), o que mostra a força da dupla.

Os dois atuaram juntos nesta temporada em seis partidas: Betim e América, no Campeonato Mineiro; Mirassol e Fortaleza, no Brasileiro; e duas vezes contra o Vila Nova-GO na Copa do Brasil.

Nesse prisma, foram dois empates e quatro vitórias.

“Eu e o Gabi temos um entrosamento muito bom. Hoje ele deu um passe açucarado para mim, e tenho que fazer esse pix para ele”, brincou.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.