Agora no rádio...

Itatiaia Urgente

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas
Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Torcedora do Palestino faz gesto racista em jogo contra o Cruzeiro no Mineirão; veja

Episódio aconteceu nessa quarta-feira (14), durante confronto entre as equipes pela Copa Sul-Americana

Torcedor do Cruzeiro flagrou torcedora do Palestino fazendo gestos racistas

O Cruzeiro venceu o Palestino-CHI nessa quarta-feira (14) por 2 a 1, no Mineirão, em partida válida pela 5ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. Além do jogo, outra situação, contudo, acabou ‘roubando’ os holofotes em direção à arquibancada. Um torcedor do Cruzeiro flagrou gestos racistas feitos por uma torcedora do Palestino em direção aos brasileiros.

O cruzeirense gravou o momento e publicou em suas redes sociais. No vídeo, é possível ver uma mulher batendo as duas mãos no peito, imitando um macaco em direção à torcida do clube mineiro. Logo após, é contida por um homem que estava ao seu lado.

A situação aconteceu em um dos camarotes do Mineirão, destinado à delegação, familiares e pessoas ligadas ao clube chileno.

Assista ao vídeo:

Outros envolvidos

Em depoimento, o cruzeirense Daniel Camargos, também presente no momento da gravação, afirmou que mais pessoas presentes no vídeo também efetuaram gestos racistas. Uma delas é o homem de cabelos brancos, identificado pela reportagem como Fernando Aguad, ex-presidente do Palestino e atual diretor do clube.

Outro torcedor mais jovem e o homem de óculos que aparece ao lado esquerdo da gravação também foram acusados de injúria racial.

Ainda segundo o relato, os seguranças do estádio apenas retiraram os envolvidos da arquibancada e os levaram para dentro do camarote em que estavam.

Veja a nota oficial do Mineirão sobre o ocorrido

O Mineirão lamenta e repudia qualquer ato de racismo ou injúria racial que por ventura ocorra dentro do estádio. Quando um fato é de seu conhecimento, o Mineirão busca trabalhar no atendimento, acolhimento, encaminhamento e acompanhamento de vítimas.

O estádio tem mais de 400 câmeras de vigilância e está sempre à disposição das autoridades policiais para auxiliar nas investigações.

Com o apoio dos clubes e de órgãos públicos, o Mineirão faz constantemente campanhas educativas com o torcedor, tanto em dias de jogos, em seus telões e sistema de som, quanto em suas redes sociais. O Mineirão ressalta que é importante que as denúncias aconteçam para que os responsáveis sejam punidos.

Mais confusão no Mineirão

Integrantes da direção do Palestino-CHI também protagonizaram mais cenas de confusão durante a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro. Membros da cúpula de El Tino foram flagrados arremessando latas e objetos em torcedores celestes nas arquibancadas.

O conflito começou após um dos gols do time mineiro. Os chilenos estavam em um camarote e miraram em cruzeirenses que estavam no piso inferior.

Cruzeiro 2x1 Palestino

De virada, o Cruzeiro venceu o Palestino por 2 a 1. O time chileno abriu o marcador com Ariel Martínez, aos sete minutos, enquanto a equipe de Leonardo Jardim virou o placar por meio de gols de Yannick Bolasie e Gabigol, no segundo tempo.

Já eliminado, o time celeste chegou aos quatro pontos e agora ocupa o terceiro lugar do Grupo E. O Palestino estacionou nos nove, se garantiu na segunda posição e nos playoffs.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.