Após um grande desempenho no primeiro turno, o
De acordo com estudo feito pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nesta altura, a Raposa tem 87.7% de probabilidades de ir à principal competição sul-americana em 2026. Apenas Flamengo e Palmeiras aparecem à frente.
Vale lembrar que, via Campeonato Brasileiro, os quatro primeiros colocados se classificam à fase de grupos da Libertadores, enquanto o quinto e o sexto vão para as fases preliminares. As vagas podem aumentar a depender dos campeões de Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e da própria “Liberta” desta temporada.
Chances de vaga na Libertadores
- Flamengo 98.5%
- Palmeiras 94.7%
- Cruzeiro 87.7%
- Bahia 62.6%
- Mirassol 55.0%
Probabilidades de título
Enquanto as chances de Libertadores são altíssimas, as probabilidades de título, neste momento, são menores. Os tropeços recentes, contra Ceará e Santos, fizeram o Cruzeiro cair na projeção. Apesar disso, a Raposa é o time com terceiro o melhor cenário para a taça.
O Flamengo lidera com quase metade da porcentagem, com o Palmeiras - que tem dois jogos a menos - acompanhando de perto. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro tem 12% de chances de ser campeão brasileiro.
- Flamengo 47.9%
- Palmeiras 29.5%
- Cruzeiro 12.0%
- Bahia 3.2%
- Mirassol 2.3%
- Botafogo 2.3%
Outras probabilidades
As chances de classificação à Copa Sul-Americana são de 12.%. Os números são menores justamente pelas altas probabilidades de ida à Libertadores. Sobre rebaixamento, as possibilidades praticamente não existem mais: 0.004%
Mirassol x Cruzeiro
As equipes medirão forças pela abertura do returno do Brasileirão, às 20h (de Brasília) da segunda-feira (18), no Maião, em Mirassol-SP. Grande surpresa do torneio, o Mirassol quer manter a invencibilidade em casa e voltar a vencer, já que perdeu para o Flamengo na rodada anterior. O Leão está em sexto lugar, com 28 pontos.
Assim como o adversário, o Cruzeiro quer se recuperar da derrota para o Santos. A equipe celeste segue na vice-liderança, com 37 pontos, três a menos que o Rubro-Negro.