Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Reforço do Cruzeiro fica longe de protagonismo e supera 30 dias sem jogar

Zagueiro Mateo Gamarra compõe elenco no Cruzeiro, mas segue sem espaço com o técnico Leonardo Jardim

Mateo Gamarra foi titular na estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, contra o Mirassol

Contratado em fevereiro deste ano, o zagueiro Mateo Gamarra ainda não conseguiu espaço no Cruzeiro. O jogador de 24 anos, emprestado ao clube celeste pelo Athletico-PR, completou nove jogos sem atuar. Isso representa mais de 30 dias da última partida oficial do paraguaio com a camisa azul.

Gamarra participou até aqui de apenas três jogos do Cruzeiro na temporada 2025. Ele entrou em campo pela última vez no dia 6 de abril, quando a Raposa foi goleada pelo internacional, por 3 a 0, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Naquela ocasião, o defensor entrou na vaga do meio-campista Eduardo, aos 26 minutos do primeiro tempo. A entrada do paraguaio foi estratégica, uma vez que o técnico Leonardo Jardim precisou recompor o sistema defensivo, já que Jonathan Jesus havia sido expulso por falta no atacante Wesley.

Além do Internacional, Gamarra entrou em campo contra o Mirassol, na estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, e contra o Unión de Santa Fé, da Argentina, o primeiro jogo da equipe estrelada no Grupo E da Copa Sul-Americana.

‘Sem cartaz’ com Jardim

Dos últimos nove jogos do Cruzeiro, contando Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, Mateo Gamarra foi relacionado apenas para quatro.

O jogador esteve pelo menos no banco de reservas contra o São Paulo (3ª rodada do Brasileiro), Bragantino (5ª rodada do Brasileiro), Vasco (6ª rodada do Brasileiro), Mushuc Runa-EQU (4ª rodada do Grupo E da Sul-Americana) e América (jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro).

Em outros cinco compromissos ele sequer foi relacionado: Mushuc Runa-EQU (2ª rodada do Grupo E da Sul-Americana), Bahia (4ª rodada do Brasileiro), Palestino (3ª rodada do Grupo E da Sul-Americana), Vila Nova (jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil) e Flamengo (7ª rodada do Brasileiro).

Gamarra soma no total 243 minutos em campo com a camisa do Cruzeiro. Dos três jogos em que foi utilizado, o paraguaio atuou durante toda a partida em dois (Mirassol e Unión de Santa Fé-ARG). Contra o Internacional, o zagueiro atuou por 63 minutos.

Emprestado pelo Furacão

Ao contratar Gamarra por empréstimo junto ao Athletico-Pr, o Cruzeiro emprestou o atacante Tevis, de 19 anos, ao clube paranaense. O jovem ficará no clube paranaense até o fim da temporada.

O contrato de Gamarra com o Athletico tem validade até 2027. O jogador chega ao clube celeste como uma alternativa a João Marcelo. O camisa 43 operou o joelho direito e não deve atuar mais nesta temporada.

O contrato de empréstimo de Gamarra com o Cruzeiro vai até o fim desta temporada.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.