Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Se assinar com o Zenit, Matheus Pereira não disputará torneios internacionais; entenda

Cruzeiro recebeu oferta milionária para vender o meio-campista ao clube russo

Matheus Pereira pode trocar o Cruzeiro pelo Zenit, da Rússia

Em negociações para deixar o Cruzeiro, Matheus Pereira terá que abrir mão de competições internacionais, caso aceite a proposta do Zenit, da Rússia.

As equipes e a seleção do país do Leste Europeu foram banidas de torneios organizados pela Uefa após o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Na ocasião, a entidade justificou a decisão alegando questões de segurança para os envolvidos em suas competições.

“Comitê Executivo da Uefa tomou hoje uma série de decisões relacionadas às implicações dessa decisão para suas próximas competições, a fim de garantir sua realização tranquila em um ambiente seguro para todos os envolvidos”, disse a Uefa em comunicado.

Em maio do mesmo ano, gigantes do futebol russo protocolaram recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para que retornassem aos torneios da Uefa, o que não surtiu efeito.

Desde então, Zenit e outros clubes russos não podem jogar Champions League, Europa League e Conference League.

A última vez que o time de São Petersburgo disputou um torneio internacional foi a Europa League 2021/22. À ocasião, a equipe foi eliminada para o Real Bétis-ESP, nas oitavas de final.

As competições que o Zenit disputa

Se fechar com o clube, Matheus Pereira precisará se contentar com torneios nacionais. Lá, no entanto, o Zenit domina e tem hegemonia.

  • Campeonato Russo
  • Supertaça da Rússia
  • Copa da Rússia

Nos últimos anos, o clube azul acumulou troféus dentro de seu “terreiro”. Foram seis títulos do Campeonato Russo, dois da Copa da Rússia e quatro da Supercopa.

A falta de competições europeias, porém, não tem sido um problema para o Zenit atrair destaques do futebol brasileiro.

O atual elenco conta com oito atletas do Brasil: o lateral-esquerdo Douglas Santos (ex-Atlético), os zagueiros Rodrigão (formado pelo Galo) e Nino (Fluminense), os meio-campistas Du Queiroz (ex-Corinthians e Grêmio) e Wendel (ex-Fluminense), além dos atacantes Pedro e Gustavo Mantuan (ex-Corinthians).

Proposta do Zenit por Matheus Pereira

Segundo apuração da Itatiaia, o Zenit apresentou ao Cruzeiro uma oferta em torno de 20 milhões de euros (cerca de R$ 118 milhões) para ter Matheus Pereira.

A Raposa deu sinal verde aos russos pela proposta e deixou a escolha nas mãos do atleta. A decisão deve acontecer em breve, já que a janela de transferências do futebol russo se encerra na quinta-feira (20).

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.