Em negociações para deixar o
As equipes e a seleção do país do Leste Europeu foram banidas de torneios organizados pela Uefa após o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Na ocasião, a entidade justificou a decisão alegando questões de segurança para os envolvidos em suas competições.
“Comitê Executivo da Uefa tomou hoje uma série de decisões relacionadas às implicações dessa decisão para suas próximas competições, a fim de garantir sua realização tranquila em um ambiente seguro para todos os envolvidos”, disse a Uefa em comunicado.
Em maio do mesmo ano, gigantes do futebol russo protocolaram recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para que retornassem aos torneios da Uefa, o que não surtiu efeito.
Desde então, Zenit e outros clubes russos não podem jogar Champions League, Europa League e Conference League.
A última vez que o time de São Petersburgo disputou um torneio internacional foi a Europa League 2021/22. À ocasião, a equipe foi eliminada para o Real Bétis-ESP, nas oitavas de final.
As competições que o Zenit disputa
Se fechar com o clube, Matheus Pereira precisará se contentar com torneios nacionais. Lá, no entanto, o Zenit domina e tem hegemonia.
- Campeonato Russo
- Supertaça da Rússia
- Copa da Rússia
Nos últimos anos, o clube azul acumulou troféus dentro de seu “terreiro”. Foram seis títulos do Campeonato Russo, dois da Copa da Rússia e quatro da Supercopa.
A falta de competições europeias, porém, não tem sido um problema para o Zenit atrair destaques do futebol brasileiro.
O atual elenco conta com oito atletas do Brasil: o lateral-esquerdo Douglas Santos (ex-Atlético), os zagueiros Rodrigão (formado pelo Galo) e Nino (Fluminense), os meio-campistas Du Queiroz (ex-Corinthians e Grêmio) e Wendel (ex-Fluminense), além dos atacantes Pedro e Gustavo Mantuan (ex-Corinthians).
Proposta do Zenit por Matheus Pereira
Segundo apuração da Itatiaia, o Zenit apresentou ao Cruzeiro uma oferta em torno de 20 milhões de euros (cerca de R$ 118 milhões) para ter Matheus Pereira.
A Raposa deu sinal verde aos russos pela proposta e deixou a escolha nas mãos do atleta. A decisão deve acontecer em breve, já que a janela de transferências do futebol russo se encerra na quinta-feira (20).