Auxiliar brasileiro do Zenit abre o jogo sobre busca por novo 'camisa 10'
Clube russo está em tratativas para contratar Matheus Pereira, do Cruzeiro, e o vê como sucessor de outro brasileiro

A saída do brasileiro Claudinho para o Al-Sadd, do Catar, fez o Zenit, da Rússia, entrar no mercado em busca de um novo “camisa 10”. Depois de investidas frustradas por Gerson, do Flamengo, e Rodrigo Garro, do Corinthians, Matheus Pereira, do Cruzeiro, se tornou a bola da vez.
Em entrevista ao Match Premier, canal esportivo russo, o auxiliar técnico brasileiro William de Oliveira, que trabalha no Zenit há seis temporadas, admitiu que o clube ainda não encontrou um sucessor para Claudinho.
"É claro que é muito difícil perder um jogador com essas qualidades, ainda não encontramos um substituto para ele. O ciclo de um jogador de futebol dura de três a quatro anos, durante os quais ele ganhou tudo e nos ajudou muito, mas chegou a hora de se separar, isso é normal, isso é futebol. Agradecemos ao Claudinho, mas agora precisamos seguir em frente”, destacou William de Oliveira ao Match Premier.
Vendido pelo Bragantino em 2021, Claudinho teve uma passagem de sucesso pelo Zenit. O meia fez 124 jogos, marcou 21 gols, deu 31 assistências e conquistou sete títulos na equipe russa.
O brasileiro trocou a Rússia pelo Catar no fim do último mês. Claudinho ficou perto do Palmeiras, mas acabou assinando com o Al-Sadd.
Proposta do Zenit por Matheus Pereira
Segundo apuração da Itatiaia, o Zenit apresentou ao Cruzeiro uma oferta em torno de 20 milhões de euros (cerca de R$ 118 milhões) para ter Matheus Pereira.
A Raposa deu sinal verde aos russos pela proposta e deixou a escolha nas mãos do atleta. A decisão deve acontecer em breve, já que a janela de transferências do futebol russo se encerra na quinta-feira (20).
Matheus Pereira
Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro após defender o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, onde atuou emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Em junho de 2024, o meia foi comprado pelo clube mineiro após negócio concretizado com os sauditas. Ao todo, foram 81 jogos, 12 gols e 17 assistências pela Raposa.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.



